A força dos modelos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A força dos modelos mentais – algumas anotações

Livro: A força dos modelos mentais – transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio

Autores: Yoram (Jerry) Wind, Colin Crooh e Robert Gunther

Porto Alegre: Bookman , 2005

Quase todos os aspectos da nossa vida são moldados de alguma forma da maneira como percebemos o mundo. Nossos pensamentos e ações são afetados pelos modelosmentais que mantemos. Esses modelos definem nossos limites ou abrem nossas oportunidades. Apesar de seu poder e de sua onipresença, esses modelos são virtualmente invisíveis para nós. Nem sequer percebemos que existem.

O Universo paralelo de nossa mente:

O cérebro, que pesa em média menos de um quilo e meio, tem uma complexidade de estruturas e funções que estamos apenas começando a entender.As estimativas variam, mas temos cerca de 100 bilhões de neurônios,que se comunicam através de, talvez, várias centenas de trilhões de sinapses. O cérebro todo está imerso em uma espiral de substâncias neuroquímicas, e tormentas de relâmpagos de atividade elétrica intermitente através delas, a medida que milhões de sinais sensoriais dos olhos, dos ouvidos, do nariz, da boca e da pele são jogadosnessa mistura. Os estudos de neurociência indicam que a sensação que temos das coisas externas está baseada em pequena parte no que vemos fora e em grande parte nos padrões localizados em nossa mente. Parece que a mente faz isso, pelo menos em parte, decidindo ignorar algo do mundo externo. Descobriu-se que a atividade neural devido a estímulo sensorial desaparece no córtex. Nossos olhos e ouvidosestão constantemente recolhendo informações, mas nossa mente não está realmente processando tudo isso. Esse estímulo entra no cérebro, onde algo que parece ser um padrão interno relacionado aparece, e a mente o usa para representar a situação externa. Cada cérebro cria seu próprio mundo, o qual é internamente consistente e completo.

Nosso próprio cérebro muda e se desenvolve durante nossavida, pois constantemente neurônios morrem e são recriados, sinapses são destruídas e criadas novamente. O cérebro seleciona e reforça ou enfraquece certas sinapses para forjar as complexas estruturas neurais que determinam nosso pensamento. Então nós remodelamos esses “modelos’ neurais por meio da experiência, educação e treinamento. Quando o cérebro confronta uma nova experiência, ele faz entrar emação uma atividade neural complexa ou “modelo mental” que parece ser o seu equivalente mais próximo. O desenvolvimento de modelos mentais é, de certo modo, uma linha divisória entre a infância e a maturidade.

De onde vêm os “modelos”:

O constante treinamento dá forma e refina nossos modelos. Podemos ganhar insights de nossos modelos mentais estudando suas origens. Vem de longe o debate sobrea influência da natureza versus nutrição na configuração de nosso pensamento. No momento, parece cada vez mais provável que a natureza, na forma de genética, tenha um papel significativo na determinação de quem somos. Parece que a genética fornece a base fundamental de quem somos e do que podemos fazer, e então a experiência tem um papel principal em moldar essas capacidades, fortalecendo algumase enfraquecendo outras. Assim, uma certa quantidade de forças da “nutrição” molda e re-molda nossos modelos mentais, entre eles:

- Educação

- Treinamento

- Influência de outros

- Recompensas e incentivos

- Experiência pessoal.

Hoje o mundo muda cada vez mais rápido, e precisamos ser capazes de reconhecer nossos próprios modelos para saber quando e como mudá-los, agir rapidamentee influenciar os modelos dos outros.

As conseqüências dos modelos:

É um negócio arriscado abandonar nossas antigas visões do mundo. Quando saímos da terra firme nos negócios ou na vida pessoal, estamos sujeitos aos ventos e correntes desfavoráveis relacionadas a idéias loucas e moda passageira que vêm ao nosso encontro. Se conseguirmos navegar adequadamente nessa passagem para novos...
tracking img