A fonte fecunda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A questão principal do texto está no uso da literatura como fonte fecunda para o historiador, que só recentemente é aceita pelos pesquisadores, Antonio Celso Ferreira faz uma breve relação dessas questões que envolvem o entendimento da fonte, qual metodologia utiliza-se, qual teoria, como verificar na obra os aspectos históricos.
No primeiro momento é necessário conhecer o significado defonte para a historiografia, desde a segunda metade do séc. XIX “quando a história tornou-se disciplina acadêmica, o termo passou a ser usado predominantemente como sinônimo de documento e expressão de autoridade e verdade” (pag. 63), nesse período a corrente teórica utilizada era a história metódica ou positivista, os estudos estavam voltados para razão e experiência buscando sempre a verdade dosfatos contrapondo o período anterior que atribuía os acontecimentos ao sobrenatural, divino. Para obter essa verdade é necessário utilizar um método crítico, precisa assegurar a autenticidade documental, um dos motivos de somente aceitar o documento oficial, datado e registrado nos órgãos públicos. E além do mais o historiador
“teme-se dar fé, evita-se ser crédulo, para não recair no inverossímil,estar proibido de mentir e não tem licença poética para alterar a forma da verdade” (pag. 157 – Historia e teoria; José Carlos Reis).
É por esse fator que o texto literário não é visto como fonte e acrescenta:
“A historia não é criação do sujeito, não é literatura – é o vivido-real pensado” (pag. 157 – Historia e teoria; José Carlos Reis)
Com o advento da escola dos Annalesampliasse o conceito de fonte, agora o acontecer histórico se faz a partir das ações dos homens, então tudo que envolve um ato humano se torna fonte, entra assim no rol dos documentos fotografias, textos literários, jornais, monumentos arquitetônicos e até e-mail.
“Afinal o que é literatura”?
Expressão escrita do autor que sobressai da realidade com utilização de metáforas, utopias, sonhos, estaseria uma definição genérica, mas a origem está na realidade, na concepção de mundo que o autor tem, somos produtos da época em que vivemos. Quando a obra é escrita ela tem um fundamento, feita para alguém ler, produzida então de acordo com o gosto dos leitores e o autor é sempre contemporâneo de sua época, isso óbvio, mas essa afirmação é um ponto crucial para que o historiador possa entenderquais razões e em que condições o texto foi feito, por que determinado estilo predomina, na antiguidade o que dominava eram as tragédias e a comédia, na idade média a tendência eras as formas orais ou escritas – como as novelas, na época moderna o romance, o que vejo é que cada época tem seu estilo literário próprio e isso acontece por que: “os gêneros literários estão intimamente relacionados àscondições sociais e históricas que determina a formação do público leitor, com seus gostos e sensibilidades” (pag. 73). Sendo dessa forma a produção literária muito tem a dizer sobre a época em que foi produzida e assim muitos escritos causavam perturbações as classes dominantes e foram até proibidas, muitos autores não tiveram repercussão em suas obras enquanto vivos ganhando importância só após suamorte, na medida que muda-se a ideologia da sociedade e nota-se o quanto foram importantes para a produção de conhecimentos de sua época. A meu ver, é por isso que obras feitas em tempos remotos ainda causam impactos na sociedade contemporânea e outras são apenas esquecidas, “mede-se pela capacidade de transpor para a ficção a complexidade de uma sociedade num determinado momento histórico” (pag.68), e como toda a vida do ser humano é divida por graus de hierarquização o mesmo acontece nos estudos literários, entre clássicos e populares esses dois nos fornecem informações preciosas para a construção da realidade da época, a diferença está, como dito antes, no autor que a cria, constrói, está na sua realidade, sua forma de ver o mundo. Deve-se atentar para o manuseio e disseminação das...
tracking img