A fome

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Causas do Cólera, Sarampo e Tifo endêmico

A cólera consiste em uma doença causada pelo vibrião colérico Vibrio cholerae. A bactéria, apesar de não ser invasiva, produz uma toxina que provoca o aumento da secreção de cloro, água e sódio no intestino, o que causa diarreia intensa que pode levar até à morte. A doença possui uma notificação compulsória que deve alertar para novos casos. A cólera écausada pelo vibrião colérico Vibrio cholerae que na luz intestinal pode se multiplicar de modo rápido. A doença é transmitida através de alimentos contaminados por secreções de pessoas doentes. Para identificar a bactéria é preciso confirmar o diagnóstico com um médico. A diarreia é um sinal intenso para determinar a existência da doença. São realizados exames laboratoriais para orientar areposição de líquidos e minerais no organismo.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
Uma das causas do sarampo é atransmissão diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

O tifo é uma doença bacteriana disseminada por piolhos ou pulgas.
O tifo é causado por dois tipos de bactéria: Rickettsia typhi ou Rickettsia prowazekii. O tipo de tifo depende do tipo de bactéria responsável pela infecção.
A bactéria Rickettsia typhi éresponsável pelo tifo murino ou endêmico. O tifo endêmico é incomum nos Estados Unidos. É normalmente visto em regiões frias onde a higiene é precária. O tifo endêmico também é conhecido como febre tifoide.
O tifo murino ocorre no sul e sudeste dos Estados Unidos, geralmente no verão e outono. Raramente é fatal. Os fatores de risco do tifo murino são:
Exposição a pulgas ou fezes de ratosExposição a outros animais (gatos, gambás, guaxinins, cangambá e ratos)
A bactéria Rickettsia prowazekii é responsável pelo tifo epidêmico e pela doença de Brill-Zinsser. A doença de Brill-Zinsser é uma forma menos grave de tifo epidêmico. Ela ocorre quando a doença se reativa em uma pessoa previamente infectada. Ela é mais comum em idosos. Piolhos e pulgas de esquilos-voadores espalham a bactéria.Como tratar e prevenir?
Cólera: O tratamento da cólera deve ser realizado com soro fisiológico ou soro caseiro para reidratação do indivíduo. O soro caseiro é composto por meio litro de água tratada, meia xícara de açúcar e uma pitada de sal. Antibióticos como doxiciclina são indicados para tratamentos no hospital. Há uma vacina contra cólera indicada para casos específicos que possui em média50% de eficácia e protege o indivíduo contra a doença durante no máximo 6 meses. Ingerir água tratada e lavar corretamente os alimentos são recomendações para evitar a propagação da doença.
Sarampo:Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.
A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meiomais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

Tifo (endêmico): O tratamento consiste em antibióticos, tais como:
* Doxiciclina
* Tetraciclina
* Cloramfenicol (menos comum)
A tetraciclina administrada oralmente pode manchar permanentemente os dentes ainda em formação. Assim, não costuma ser prescritapara crianças até que se formem todos os dentes permanentes.
Os pacientes com tifo epidêmico podem precisar de líquidos intravenosos e oxigênio.
Evite regiões onde pode haver pulgas ou piolhos de ratos. Boas medidas de saneamento e saúde pública reduzem a população de ratos.
Medidas para se livrar dos piolhos quando a infecção é descoberta consistem em:
Banho
Ferver as roupas ou evitar...
tracking img