A Grande Fome e a Peste Negra na Idade Média
No começo de século XIV uma grande crise marcou o fim da Idade Média, guerra, fome, peste e muitas rebeliões provocaram a decadência do feudalismo.No fim do século XV o sistema monárquico foi consolidado, os nobres enfraquecidos e as obrigações feudais contestadas pelas rebeliões de servos.
Em 1315 a Europa sofreu grandes inundações ,chuvas torrenciais continuaram pela primavera e verão, a temperatura era muito baixa impedindo que grãos semeassem. Não existia alimento para o gado e nem para o homem o preço dos alimentos subiu muitona Inglaterra, até a carne estava estragando pois não havia sal para conservá-la devido ao tempo úmido. Apenas nobres e lordes tinham acesso à grãos emergenciais.
A fome espalhou sua devastação,chuvas encharcaram a e terra, durante 3 anos a agricultura ficou comprometida. Os homens tinham que caçar animais selvagens e pássaros para saciar sua fome, quando estes acabaram, começaram a comercadáveres. Viajantes, assim como crianças eram massacrados e devorados.
A desnutrição se alastrou na Europa, as péssimas condições de higiene deram início a surtos epidêmicos, o pior e mais desastrosofoi a peste negra.
Vista como castigo de Deus, a peste bubônica foi uma das maiores epidemias da humanidade.
Em 1330 a peste apareceu na China. Inicialmente ela afetava roedores mas pulgascontaminaram as pessoas com a doença. As pessoas que eram infectadas transmitiam muito rápido a doença umas às outras.
A peste causava manchas na pele de cor avermelhada que depois se tornava negra,também febre e inchaço nas glândulas linfáticas.
Depois da China a peste se espalhou pela Ásia Oriental e Europa. Um terrível assassino estava a solta e a medicina medieval não tinha comocombate-lo.
Os infectados morriam rapidamente e aqueles que tocavam neles ou em seus pertences também estavam condenados a morte, membros da Igreja que ouviam suas confissões também eram contaminados... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). a fome e a peste negra. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Fome-e-a-Peste-Negra/38980696.html

MLA

"a fome e a peste negra" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Fome-e-a-Peste-Negra/38980696.html>.

MLA 7

"a fome e a peste negra." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Fome-e-a-Peste-Negra/38980696.html>.

CHICAGO

"a fome e a peste negra." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Fome-e-a-Peste-Negra/38980696.html.