A fome na africaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁFRICA
Origem do nome – Deriva de avringa ou afri, tribo berbere que na Antiguidade habitava o norte do continente. Começa a ser usado pelos romanos a partir da conquista de Cartago para designar províncias a noroeste do Mediterrâneo africano (atuais Tunísia e Argélia). No século XVI, com o avanço dos europeus para o sul, o nome generaliza-se para todo o continente.
Limites – Paralelo 37ºnorte (cabo Bon na Tunísia); mar Mediterrâneo (N); mar Vermelho (NE); oceano Índico (L) e Paralelo 38º8' sul no oceano Atlântico (S, O e NO).
Área – 30,33 milhões de km² – 19% das terras emersas do planeta.
Divisão – 53 países.
População – 681,7 milhões de habitantes. Densidade média (hab./km²): 22,47.
Características físicas – É cortado pelo Equador e 75% do território situa-se entre ostrópicos de Câncer e Capricórnio. É o continente mais tropical, embora possua faixas subtropicais nas extremidades norte e sul. Predominam altas temperaturas. Um terço do território é de áreas desérticas, 40% não têm rios. As terras aráveis somam 17,8% e as florestas, 31,5%. Detém 69% das terras áridas do planeta. O litoral é pouco recortado. As planícies são ocupadas por lagunas e pântanos. Apresentacadeias de montanhas ao norte, os Atlas, na Tunísia, Argélia e Marrocos.
Relevo

O relevo Áfricano predoinate planatico apresenta consideravel altitude média de 750m.Ocupa as regiões central e ocidental, em sua quase totalidade, planaltos intensamente erodidos, constituidos por rochas muito antigas e limitados por grandes escarpamentos. Ao longo do litoral,situam - se as planicies costeiras, geralmente estreitas , salvo a oeste e nordeste, quando se estendem para o interior .Na porção oriental da Africa encontra-se uma de suas caracteristicas fisicas mais marcantes: falha geologica estendendo-se de norte a sul, em que se sucedem planaltos e depressões relativas.É nessa regiãoque se localizam os maiores lagos do continente, circundados por algumas dasmais altas montanhas: Quilinmanjaro (5 895 metros), Quênia (5199 metros) e Ruvenzori (5 109 metros).
Podemos destacar ainda dois grandes conjuntos de terras altas, um no norte, outro no sul, do continente:
* a Cadeia dos Atlas, que ocupa a região sentrional do Marrocos, da Argéria e da Tunísia. Chegam atingir mais de 4 000 metros de altura;
* a Cadeia do Cabo, na África do Sul. É de formaçãoantiga, culminando nos Montes Drakensberg com mais de 3 400 metros de altura.
Completando uma visão do relevo africano, é possível observar ainda a existência de antigos maciços montanhosos em diferentes pontos do continente.
O planalto dos Grandes Lagos assinala o ínicio da inclinação do relevo africano.

Hidrográfia

Tendo suas regiões norte e sul prticamentetomadas por desertos, a África possui relativamente poucos rios. Alguns deles são muito extensos e volumosos, por estarem localizados em regiões tropicais e equatoriais; outros atravessam áreas desérticas, tornando a vida possivel ao longo de suas margens.
A maior importância cabe ao Rio Nilo, o segundo mais extenso do mundo.Nasce nas proximidades do Lago Vitória, percorre o nordeste africano edeságua no Mediterrânio.
Além do Nilo, outros rios importantes para a África possui alguns são o Congo, o Niger eo Zambeze.
No que se refere aos lagos, a África possui alguns muitos extensos e profundos, a maioria situada no leste do continente, como o Vitória, o Niassa, o Rodolfo e o Tanganica.

Vegetação
Florestas equatoriais– Ocorrem nas baixas latitudes,compreendendo a parte centro-ocidental da África. Como estão em áreas quentes e úmidas, possuem folhas largas (latifoliadas) e sempre verdes (perenes). As árvores podem ter até 60 m (castanheira). Apresentam grande variedade de espécies (floresta heterogênea). Os solos em geral são pobres. São conhecidas como autofágicas (que se alimentam de si mesmas) em função da grande quantidade de húmus...
tracking img