A folosofia e a prática docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diante de tudo que foi exposto até aqui, gostaríamos que você refletisse um pouco sobre sua prática docente a partir das seguintes questões: a Filosofia surgiu do espanto, da admiração ou dacontestação? O que leva você a filosofar? Você sabe o que pode despertar em seus alunos o filosofar? O que faria de suas aulas ‘um ponto de encontro’ com a Filosofia?


A Filosofia antepõe-se ao mito,buscando compreender a realidade através de uma analise baseada na razão. A atitude de filosofar surge primeiramente, a partir de nossa inquietação, da contestação, que desperta em nós o desejo deobservar e conhecer. Em segundo, através da perplexidade, que nos dá a capacidade de problematizar, compreender e construir. Em terceiro, a Filosofia surge a partir do espírito de questionar o ser quesomos, os acontecimentos, o mundo em que vivemos. Isso caracteriza a Filosofia não como detentora da verdade, mas como uma busca humilde, constante e dinâmica da essência da vida.
A Filosofia é uma dasdimensões fundamentais do próprio ser humano: pois foi a partir da inquietação, da perplexidade, que se começou a filosofar. Avançando pouco a pouco, conseguiu-se chegar à solução dos problemas e dasquestões.
A Filosofia surge com a necessidade de se pensar, tornando-se objeto de reflexão (reflecte, em latim, significa fazer retroceder, voltar atrás), retornando o pensamento, pensar o já pensado,e colocar em questão o que se conhece. Portanto, a Filosofia parte do que existe, critica, questiona e descobre possibilidades, levando-nos a conhecer outros mundos e outros modos de compreender einterpretar a vida.
Há uma questão que muita gente formula de imediato quando ouve falar de filosofia: qual a utilidade da filosofia? A menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa devalor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Não esgotamos, porém, tudo o que pode ser dito em favor da filosofia.
O...
tracking img