A filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

Antropologia

A antropologia ciência que estuda a espécie humana levando em consideração os aspectos da cultura e da organização social específicos
A cada grupo humano pesquisado.Oobjetivo do antropólogo é compreender a sociedade do outro , em especial as sociedades
Consideradas primitivas ou com um modo de vida tradicional.

Tendências teóricas: o evolucionismo

A teoriaantropóloga evolucionista dedicava-se a observar o grau de desenvolvimento em que se encontravam as sociedades estudadas.
Segundo os defensores dessa tendência , a história do homem era fragmentada emestágios de desenvolvimento , pelos quais todos os grupos humanos , obrigatoriamente ,passariam .
Aplicando –se a regra geral dos evolucionistas : as sociedades mais simples estão localizadas nosúltimos degraus de desenvolvimento
Do processo evolutivo.Por outro lado, os povos ,ais avançados e de organização social mais complexa ocupavam os primeiros lugares dos estágios do processo evolutivo.Os evolucionistas utilizam em seus estudos critérios e padrões (valores, aspectos culturais ,de organização urbana e industrial etc...) pertencentes ao próprio pesquisador. Ele próprio (e a sociedadeem que vive) é a referência para dizer se uma sociedade é primitiva , atrasada ou “civilizada”, adiantada.

Tendências teóricas: o funcionalismo

Os defensores da corrente antropólogafuncionalista, apresenta uma metodologia de coleta de informações ,fornecendo uma perspectiva alternativa para a análise e a compreensão dos povos não europeus .
Bronislaw Kasper Malinowski defendeu que associedades humanas deveriam ser compreendidas e analisadas a partir do conhecimento dos componentes que as mantêm em funcionamento . A essa técnica de estudo , o antropólogo deu o nome de observaçãoparticipante.
Os observadores funcionalistas , em oposição aos evolucionistas ,não julgavam atrasadas as sociedades não européias ,apenas lhes atrubuiam a qualidade de “diferentes” ou exóticas....
tracking img