A filosofia e seus primeiros pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FILOSOFIA E SEUS PRIMEIROS PENSADORES

A filosofia é a reflexão do homem sobre o homem, busca por vias racionais, chegar a concepções que expliquem a existência do ser humano em si e em suas relações e ambientes, nasce na transformação do pensamento simbólico (mito), para o pensamento racional (filosófico), tentando romper com a idéia de que a explicação sobre a vida está num entendimentosupra-terreno, e sim em uma forma mais científica.
Os primeiros filósofos são conhecidos como Pré-Socráticos ou filófosos da natureza, pois se caracteriza como sendo uma ciência voltada para a natureza e todos os fenômenos do mundo natural, principalmente os elementos como o ar, a água, o fogo e a terra.
A filosofia grega antiga caracterizou-se pelas reflexões sobre o ser humano e os filósofosdessa época são chamados de sistemáticos ou antropológicos, atenteram-se para o estudo da vida e participação do homem em sociedade, nos valores e virtudes individuais e coletivos e, também, na possibilidade de o conhecimento chegar a conceitos categorias explicativas da vida.
O primeiro e mais importante desses filosófos foi Sócrates (470-399 a.C.), representando a definição da filosofia como aciência que estudou o que é relativo do ser humano, tratando a questão da alma como sede da consciência da razão. Para ele, reconhecer a ignorância é o primeiro passo para adquirir o conhecimento, onde a verdadeira sabedoria vem de dentro do homem, e o seu conhecimento torna-o um ser bom e incapaz de cometer injustiças.
Depois Platão (427-347 a.C.), tratou do problema da verdade e do fundamentodo mundo, foi o primeiro a construir um sistema filosófico que praticamente definiu as partes da filosofia: a metafísica com o objetivo de conhecer o ser e o que está no princípio de tudo; a lógica, ou seja, a forma de comunicar esse conhecimento aos homens; e a ética, que é a vivência individual e, principalmente, social, das regras advindas do verdadeiro conhecimento, expondo ainda conceitos dejustiça e injustiça, de uma proposta lógica de sociedade que deveria ser a ideal, bem ordenada e sadia.
Em seguida para Aristóteles (384-322 a.C.), o todo deve prevalecer sobre as partes, estabelecendo assim um alicerce da lógica do pensamento racional, da ética e da democracia, entre muitos outros. Na sua visão, a concepção de ser humano passa por um meio político: o homem é, acima de tudo, umanimal social e civilizado, só se faz na relação com outros homens.
Segue-se então o período helenístico entendido como um momento de transição entre o esplendor da cultura grega e o desenvolvimento da cultura romana. A filosofia do helenismo, caracteriza-se por dar respostas acerca do que é a verdadeira felicidade e de como alcançá-la, esse período é chamado de ético, pois os filósofosprocuravam mostrar para as pessoas a melhor forma possível de se viver. Assim, podemos enunciar que a filosofia do helenismo é muito parecida com uma religião, mostrando caminhos que podem ser seguidos para que as pessoas consigam ser felizes em meio a um mundo repleto de diversidades.
Num mundo com características diferenciadas e opostas, unificado e entrecortado por inúmeras e vigorosas doutrinasfilosóficas e religiosas, começa então a se estruturar aos poucos o pensamento cristão.
O cristianismo ao romper as fronteiras da Palestina e se expandir, encontrou um mundo marcado pela organização romana, pela intelectualidade grega e pelo misticismo oriental, buscando nessas esferas os conteúdos básicos para a sua proposta de formação religiosa e educacional e de estruturação institucional.
Domundo judeu, o cristianismo recebeu a inspiração doutrinal e ascética de Antigo Testamento, complementada pelo Novo Testamento. Do mundo romano herdou as vantagens oferecidas pelo Estado, beneficiando-se de sua tolerância religiosa, da segurança garantida pela paz romana, da língua de longo alcance, da organização administrativa e institucional e da rede de comunicação do império. Da cultura...
tracking img