-.- A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Os parelelos são pelo fato de Sócrates e Neo terem algo em comum, esse semenhaça entre eles é o fato de Sócrates seguir a seguinte postulação; "Passar do acidental para o essencial; da opinião áverdade; da aparencia a idéia." e Neo querer modificar a ideia de alguns que se encontram presos, digamos na caverna, para sair do mundo sensível para o inteligível.
2-Sócrates não tem nenhuma produçãoliterária, e nem no seu momento procurou construir nome no campo da filosofia. Vivendo em um momento politico específico em Atenas se opos aos sofistas alegando que primeiro o homem deveria conhecera si próprio e estar consciente de sua ignorancia ( só sei que nada sei). Incentivava que os jovens buscassem respostas ás suas perguntas na própria experiencia através de observações através dadialética (diálogo) e assim o conhecimento seria possivel. Seu nome foi destacado por Platão, um de seus discípulos. seu pensamento foi adotado por filosofos modernos e regeitado por outros. Os estudosfilosóficos retomam constantemente o ensinamento socratico para embasamento..
3-Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisassensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo ilusório dascoisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, corruptiveis, não são funcionais e, por isso, não são objetos de conhecimento.

4-Como a filosofia trabalha aquestão da razão, em busca da verdade ultima, pode fazer-nos refletir sobre nossas crenças costumeiras ou diárias, podendo então dar-nos por assim dizer, um norte para que possamos seguir em sua direção,pois essas crenças são tudo aquilo que nos aflige em nosso dia-a-dia, causando um travamento cerebral.Se nos acostumamos com elas vivemos sem muito qestionamento
na vida e dificilmente saímos do...
tracking img