A filosofia no mundo de hoje e sua visão sobre a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A filosofia na educação e na escola é essencial, pois dá o estímulo à consciência, o pensamento e alimenta sempre uma posição questionadora entre os homens, no caso professor, aluno e sociedade. Temos a possibilidade de ir além do aprender, nos da espaço para grandes questionamentos.
Mas a dificuldade existe diante dessa disciplina, como: a falta de conhecimento emrelação aos conteúdos de outras disciplinas, dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.
E assim, com base no que foi pesquisado até então, percebemos com clareza a. tamanha importância que a filosofia possui para com a educação, sendo que esta, como principal responsável pelatransformação da sociedade necessita formar cidadãos críticos e construtivos, o que na certeza, é ressaltado pela filosofia, pois um ser não filósofo também pode se considerar um ser não social.












A importância da filosofia
A Filosofia é importante em todos os momentos da nossa vida. É através do questionamento que se pode conhecer o mundo, a natureza e o interior de simesmo. A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visa o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores.
È de grande importância na sala, de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano. .
Como afilosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática.
As instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saberaplicá-los no desempenho de uma profissão associada. Como essa e uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica.
O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia oestudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.
Cabe à filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia.
Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentosfilosóficos. Sem esses instrumentos filosóficos adequados o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.
Como com a filosofia se traz a vontade de questionamento, o saber questionar, e produz seres pensantes não e interessante para os governantes introduzir.

As dificuldades da implantação da disciplina no currículo escolar
As dificuldades no ensino de Filosofia existente atualmente no cenáriobrasileiro são facilmente perceptíveis a partir de um simples contato com a realidade de sala de aula. Inúmeros são os artigos e obras em que pesquisadores têm levantado tais problemas. Entre os utilizados nesta pesquisa, destacar-se-á Clademir Araldi (2005) que sinaliza três motivos como causas que dificultam o ensino nesta disciplina na educação básica, a saber: a pouca valorização da Filosofiapelos professores e diretores das escolas, o preconceito dos alunos em relação à disciplina e a preguiça mental da maioria dos alunos.
A falta de professores preparados para ministrar eficazmente as aulas de Filosofia é enumerada como fato determinante para a desvalorização da disciplina, bem como o descaso de muitos professores e da própria escola com a disciplina, julgando-a sem...
tracking img