Introdução
Levando em consideração que o educador é um eterno aprendiz, parto para buscar o conhecimento e desenvolvimento do aprendizado deste educador como pessoa e aprimorando sua forma depensar, tendo a filosofia como fonte desse conhecimento tão necessário ao ato de pensar. Pode-se perceber no desmembramento da palavra ‘Filosofia’ que esta se trata de um ato de conhecimento e torna-se opilar deste, a palavra vem do grego em que ‘Filo’ significa amor, amizade e ‘Sofia’ significa sabedoria. Ser um educador é realmente um ato de amor e amizade à sabedoria e ao saber.
Partindo destepensamento, desenvolverei neste trabalho o tema “A Filosofia na Formação do Educador”, mostrando a importância do estudo da Filosofia como essencial na formação de educadores e pedagogos para melhoratuarem em sua prática.

Desenvolvimento do Tema:
A Filosofia na Formação do Educador
O estudo da Filosofia transforma e reestrutura os conceitos pré-existentes do educador perante a sua novaperspectiva da busca por conhecimento e despe-se desses conceitos para absorver os novos transmitidos pela Filosofia.
A Filosofia possibilita ao educador o espaço para questionar as bases da educação,pois o conhecimento não é só a formação acadêmica e sim toda a sua experiência de vida. Experiência é diferente de contemplação, o conhecimento não ocorre de fato se não houver a própria concepção domundo de maneira crítica e consciente, ou seja, participar ativamente da produção de sua história e da sua leitura de mundo.
O educador necessita ter consciência de estar sempre em processo detransformação, pois toda formação deve ser acompanhada de transformação.
O educador é em sua essência um observador do ambiente, seja ele a escola, a rua, a faculdade, entre outros. A Filosofiapossibilita ao educador abrir o olhar para todo tipo de observação e estudo, dando condições de apreender todo conhecimento e dividindo com seus futuros educandos esse novo olhar.
Fazendo uma ponte com o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). A filosofia na formação do educador. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Educador/74918.html

MLA

"A filosofia na formação do educador" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Educador/74918.html>.

MLA 7

"A filosofia na formação do educador." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Educador/74918.html>.

CHICAGO

"A filosofia na formação do educador." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Do-Educador/74918.html.