A Filosofia Helenística
O período Helenístico caracteriza-se como um período de erudição, de critica penetrante e de sabia reelaboração das conquistas do passado, não no campo filosófico, mastambém no literário ( da épica, da lírica).
A filosofia continua com uma importante função a desempenhar. A ela se pedem, sobretudo uma norma de vida, o segredo da felicidade, um princípio de conduta queassegure a paz da alma. Nos tempos de Sócrates, Platão e Aristóteles podia-se contar com o Estado, com a Pólis, que com suas instituições livres, garantia ao cidadão a mais completa auto realização.Agora, porém, que a Pólis está arruinada e o homem se vê perdido em um imenso universo politico, ele não pode atingir a felicidade senão apoiando-se em suas próprias forças, recolhendo-se a si mesmo,procurando por todos os modos uma via de salvação e refugiando-se em si mesmo em sua solidão interior.
Pergunta a razão em que consiste a tão desejada felicidade, qual é o seu bem supremo, pede afilosofia uma orientação para conseguir aquela serena tranquilidade, aquela independência das vicissitudes deste mundo, aquele domínio de si mesmo que constituem o ideal do sábio. A pesquisa filosóficado período helenístico tem um sentido eminentemente ético, razão pela qual é usualmente denominado período ético.
O problema moral não é o único a interessar os filósofos depois de Platão eAristóteles. Eles se ocupam também, apaixonadamente, dos problemas teoréticos da constituição e do significado do mundo material( problema físico) e do critério ou cânon da distinção entre o verdadeiro e ofalso (problema lógico).
Do modo de resolver diferentemente os problemas relativos ao Sumo Bem e a verdade nasceram os quatro grandes movimentos filosóficos do período helenístico: estóico, epicurista,cético e eclético.
Quanto ao Sumo Bem, os estóicos fazem-no consistir na apatia( ou eliminação de paixões ); os epicuristas colocam-no na ataraxia (ausência de preocupações e perturbações) e no... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). A filosofia helenistica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Helenistica/268845.html

MLA

"A filosofia helenistica" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Helenistica/268845.html>.

MLA 7

"A filosofia helenistica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Helenistica/268845.html>.

CHICAGO

"A filosofia helenistica." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Helenistica/268845.html.