A filosofia do gerenciamento de projetos em organizações de pequeno e médio porte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em um mundo que vive constantes mudanças, as organizações, não só de grande porte, mas de médio e pequeno porte, atualmente adotam a metodologia de gerenciamento de projetos, como a melhor forma de gerenciar algumas atividades específicas que irão ajudá-las a tomar direções diferentes mais rapidamente.
Ao imaginar a alta competitividade, em se tratando do momento em que vivemos aera da globalização, onde a dinâmica das mudanças e das disputas com os concorrentes é elevada, a necessidade da implantação da filosofia de gerenciamento de projetos nessas empresas, se torna maior, pois partindo do principio que o planejamento estratégico é a fonte de disseminação dos objetivos organizacionais e metas mensuráveis, onde a disputa fica mais acirrada e a conquista da confiança docliente fica mais desejada.
Iremos analisar a importância do gerenciamento de projetos para as organizações, a sua maturidade, metodologia e como a estrutura definida pelo PMI pode se adequar às empresas de pequeno e médio porte

Modos e meios de implantação

Atualmente as organizações que necessitam permanecer no mercado concorrencial deverão se adequar as mudanças que ocorrem diariamente.Mudanças essas que são determinadas não só pelos concorrentes e outras partes envolvidas, tais como governo, fornecedores entre outros, mas sim pelos Clientes, que cada vez mais exigentes, necessitam de produtos e serviços de qualidade. Há algum tempo atrás, o “filão” das empresas para se diferenciarem das demais era s sistemas de gestão da qualidade, baseado na Norma ISO 9001, entendendo assim comoo suficiente para assegurar certa “estabilidade” no campo concorrencial.
Modos e meios de implantação

Atualmente as organizações que necessitam permanecer no mercado concorrencial deverão se adequar as mudanças que ocorrem diariamente. Mudanças essas que são determinadas não só pelos concorrentes e outras partes envolvidas, tais como governo, fornecedores entre outros, mas sim pelos Clientes,que cada vez mais exigentes, necessitam de produtos e serviços de qualidade. Há algum tempo atrás, o “filão” das empresas para se diferenciarem das demais era s sistemas de gestão da qualidade, baseado na Norma ISO 9001, entendendo assim como o suficiente para assegurar certa “estabilidade” no campo concorrencial.
Os primórdios apontam não só para uma boa gestão da qualidade, segurançaocupacional ou ambiental, mas para uma boa gestão de projetos, baseado principalmente no manual de boas práticas do PMI, o PMBOK, que com certeza indicarão a metodologia eficaz para qualquer organização independente do porte e do tipo de atuação gerenciar os projetos e consequentemente a satisfação dos Clientes.
Como as demandas são muitas e diferentes, a opção por produzir/comercializar através degerenciamento de projetos, dá à organização mais dinâmica do que aquelas que trabalham rotineiramente. Pois conforme o PMBOK, 2009 projetos são esforços temporários empreendido para criar um produto, um serviço ou um resultado exclusivo. Nesse caso, VALERIANO, 2006 destaca dois tipos de atividades existentes no campo concorrencial, a de projetos e operação corrente. Sendo que a primeira já foiconceituada anteriormente, e segundo o autor, operação corrente nada mais é do que um trabalho realizado simultaneamente ou seqüencialmente de modo contínuo, resultando na produção de um mesmo produto ou serviço sem prazo de término. Portanto podemos dizer que projetos são únicos e temporários, ou seja, para atender uma demanda, uma clientela específica. Já a operação contínua é um processo repetitivo.Essas definições, se bem assimiladas pelas empresas de médio e pequeno porte darão rumos bastante diferenciados no que tange os objetivos do planejamento estratégico.
Por fim, entendemos que os projetos para as médias e pequenas empresas podem ser utilizados para atingir as metas e alcançar os objetivos propostos pela organização.
Simulação de modelo – modus operandi

Gerenciamento de...
tracking img