A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
- Principais Definições de Filosofia da Educação :
Filosofia (amor à sabedoria) é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, àverdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.[1] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfaseem argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo :
A relação da filosofia com a educação existedesde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da arete[1] humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.
A busca pela educação ideal érepresentada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa[2] enxergando a luz da verdadeira realidade.
Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançandoa idéia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.
Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formasdo conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
Percebemos no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas quepropiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.
Na modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant), romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).

A importância da filosofia da educação para o estudante de pedagogia , hoje :
Este texto é uma coletânea de alguns apontamentos recolhidos ao longodo tempo de algumas leituras relativas a relação Filosofia e educação.

Admitimos como naturalmente importante que o futuro professor passe por um processo de formação que irá prepará-lo para a atividade docente. No entanto, não concebemos com tal naturalidade a importância da Filosofia na formação do pedagogo.

Se admitirmos que a Filosofia ocupa lugar de relevo na formação do pedagogo e seesta importância não se limita à tradição, então cabe averiguar em que medida ela (a Filosofia) é importante ao aluno do curso de pedagogia.

Quando dizemos acerca da importância da Filosofia estamos fazendo alusão ao valor desta na formação do pedagogo. Portanto, averiguar em que reside o valor da Filosofia na formação do futuro professor consiste no objetivo central deste texto.

O ponto departida para o alcance de tal propósito reside, inicialmente, em uma compreensão dos termos axiais da relação valor da Filosofia versus formação docente, a saber: O que é Filosofia? e O que é Educação?

Para trabalhar com uma conceituação de Filosofia me aproprio de argumentos de Morente nos quais o autor classifica a Filosofia como uma ontologia e uma gnosiologia. E o que significam estes...
tracking img