FILOSOFIA NA PEDAGOGIA E AÇÃO ESCOLAR Julci Stefano Becker1 Resumo: A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a importância do papel da filosofia na formação pedagógica e ação escolar dosprofessores. A investigação tenta atingir o específico da filosofia na educação, superando a identificação com a sociologia, como compreensão da realidade e ideologia dominante; a moral, como ensino devalores; ou a história da filosofia, pelo estudo dos pensadores e suas idéias. Do pedagogo e do professor espera-se a suficiente qualificação para pensar a sua escola como espaço educacional. Pois, quemnão pensa é pensado ou alienado a outrem. Maneira que, cabe a filosofia proporcionar a tríplice reflexão: antropológica, axiológica e epistemológica. Palavras-chave: Filosofia. Pedagogia. Escola.

Parteeste artigo da realização de uma pesquisa-entrevista com acadêmicos de pedagogia de diferentes instituições e de docentes graduados em pedagogia, com mais de cinco anos de atividade escolar, atuandonas diferentes redes de ensino. Aos acadêmicos foram dirigidas duas questões: Quanto ao curso, o que a filosofia me favorece na formação pedagógica? Para a ação escolar, qual será o papel e importânciada filosofia na minha docência? Aos docentes, foi dirigida a seguinte pergunta: o que a filosofia me favorece no ofício educacional? Para os acadêmicos, a disciplina no curso permite, segundo amaioria, uma ampliação dos conhecimentos para compreensão e leitura da realidade, pela desmistificação da(s) ideologia(s), e percepção das diferentes correntes de pensamento. Favorecendo uma açãopedagógica contextualiza, para uma postura autônoma na ação. Revelam, as respostas, que a filosofia é empolgante, de sentido e interesse no curso, com importância para o aparelhamento no trabalho educacional.No entanto, com poucos indícios referem ao pensar o processo educativo, ou a elaborar um projeto educacional como escola. As respostas dos docentes se concentram no favorecimento para refletir o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). A filosofia da educação como base de questionamento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Base/205758.html

MLA

"A filosofia da educação como base de questionamento" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Base/205758.html>.

MLA 7

"A filosofia da educação como base de questionamento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Base/205758.html>.

CHICAGO

"A filosofia da educação como base de questionamento." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Filosofia-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Base/205758.html.