A fenomelogia e o ensino de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adrielle Silva[1]

Fenomenologia e ensino de História
                                       
A fenomenologia alega a importância dos fenômenos da consciência, estes que devem ser estudadosem si mesmos. Os objetos da fenomenologia são dados absolutos percebidos em intuição pura, com o desígnio de descobrir estruturas essenciais dos atos e as entidades objetivas que a elas correspondem.Edmund Husserl é fundador da fenomenologia como método de investigação filosófica, estabelecendo os principais conceitos e métodos que seriam utiizados pelos filosóficos desta tradição.Husserl tinha como objetivo estabelecer um método de analise para conhecer a essência das coisas. Influenciou-se pelo filosofo René Descartes, o qual avaliava como filosofo brilhante, mas que tinha umalimitação com seu método de conhecimento, uma vez que para chegar a ele duvidava de tudo que existe, e para Husserl essa é a limitação do pensamento cartesiano.
            Para Edmund Husserl a dúvidauniversal era ponto fraco no sistema cartesiano. Ele propunha a substituição do termo da dúvida metódica que ele chama de epoché, que significa uma interrupção provisória do conhecimento que se tempara conhecer a essência da coisa em si, a ideítica. O desejo de Husserl era de transformar a filosofia em Ciência. A partir desse método foi possível a analise de vários objetos de estudo.
Afenomenologia Husserliana se estrutura em alguns elementos categoriais, que são a redução fenomenológica, que é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência deconsciência; a redução eidética, que incide na análise do noema para encontrar sua essência. Isto porque não podemos nos livrar da subjetividade e ver as coisas em si mesmas, pois em toda experiênciade consciência estão envolvidos o que é informado pelos sentidos e o modo como à mente enfoca aquilo que é informado; e a intencionalidade, que é a característica básica da fenomenologia, ou seja, a...
tracking img