A felicida em epicuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Introdução

Epicuro é um filósofo grego, nascido em 341 a. C., em Samos, considerado um dos mais originais da Antiguidade Clássica, fundador de um movimento que influenciou o mundo greco-romano por cerca de sete séculos, afirmava que o homem deveria encontrar a felicidade no prazer, que foi considerada uma proposta inovadora em sua época. Defendia um modo de vida frugal, junto ànatureza, tendo recusado-se a viver na cidade e participar da vida pública, também evitou o envolvimento com grupos religiosos e jamais exortou seus discípulos a praticar a política e a religião (SILVA, 2003).

De acordo com Valim e Bordin (2008) o epicurismo, em consonância com as mudanças econômicas e políticas da época, buscou repensar a formação do homem grego, norteado por um novo idealde homem e de sociedade, em que o sábio era aquele que se refugiava na meditação filosófica, devendo esta ser unida pelos laços de amizade, e não políticos.

Conforme Ullmann (1989) o epicurismo não surgiu para combater o Estoicismo, sendo necessário o conhecimento das circunstâncias político-sociais e ético-religiosas da época, tendo a moralidade decrescido em toda a Grécia e a avidezpelo poder, a avareza e a ambição estavam levando os homens à prática de crimes horrendos, caracterizando a ausência da felicidade.

Durant (1996) coloca que a filosofia epicurista tem seu ponto de partida no fato de que a apatia é impossível, e que o prazer é o único fim concebível e legítimo da vida e da atividade humana. Isto é claramente demonstrado ao se afirmar que a própria naturezadefine o ser para que ele ame mais seu próprio organismo a qualquer outro. Neste sentido até o estoico sente prazer na renúncia. “Não devemos evitar os prazeres, mas selecioná-los.” Assim Epicuro exalta mais os prazeres do intelecto que os dos sentidos; previne contra aqueles prazeres que excitam ao extremo que prejudicam os reais prazeres da alma.

Diógenes de Laértios, considerado oprincipal biógrafo de Epicuro, relata que o mestre do jardim teria escrito uma obra com cerca de trezentos volumes, dentre eles o Peri Phýseos(Sobre a natureza) com 37 tomos, e que realizou o quanto pôde a filosofia que preconizara, rodeado de amigos, tendo feito da afinidade o princípio da amizade e da amizade o princípio ético fundamental (SILVA, 2003).

Um dos principais temas abordadospor Epicuro foi o da felicidade, suposto motivo de atração da elite e do povo, para a sua escola, visto que, sua época encontrava-se dilacerada pelas guerras, pela superstição e pelo debate sobre o Estado, exigindo então uma filosofia que propiciasse ao indivíduo uma nova regra de conduta, bem como a concessão de autonomia para o homem (VALIM & BORDIN, 2008).

Epicuro deixa claro que oprazer não é aquele do gozo em si: “Quando dizemos então, que o prazer é a finalidade da nossa vida, não queremos referir-nos aos prazeres dos gozadores dissolutos, para os quais o alvo é o gozo em si. É isso que crêem os ignorantes ou aqueles que não compreendem a nossa doutrina ou querem, maldosamente, não entender a sua verdade. Para nós, prazer significa: não ter dores no âmbito físico e nãosentir falta de serenidade no âmbito da alma”.

O conhecimento dos desejos leva à saúde e à serenidade do espírito, finalidade da vida feliz, afastando-nos da dor e do medo. Só sentimos necessidade do prazer na sua ausência. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. A visão epicurista não prega a individualidade ou o egoísmo. Epicuro tinha vários amigos. A prudência é o princípio e osupremo bem. A vida feliz necessita de prudência, beleza e justiça.

Epicuro foi muito criticado, porém de forma injusta, porque ao contrário do que muitos pregavam, Epicuro não tinha o prazer como um prazer hedônico e sim um prazer moderado, terreno, porém moderado. Epicuro coloca uma filosofia do prazer como a forma de obter a felicidade, baseada na tranqüilidade e na ausência da dor....
tracking img