A familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Algarve – Escola
Superior de Educação e Comunicação

“A Família”
• Disciplina: Sociologia Geral

Discentes:

Docente:

Índice

1. História da Família ---------------------------------------------------Páginas 4 e 5
2. Conceito de Família -------------------------------------------------------Página 6
3. Funções da Família--------------------------------------------------------Página 7
4. Formação da Família ------------------------------------------------ Páginas 8 e 9
5. Tipos de Família ---------------------------------------------------- Páginas 9 e 10
6. Importância da Família na construção da personalidade
do indivíduo --------------------------------------------------------Páginas 11 e 12
7. Importância da Família nasociedade ---------------------------Páginas 12 e 13
8. Conclusão -----------------------------------------------------------------Página 14
9. Bibliografia ---------------------------------------------------------------Página 15

Introdução

A nossa sociedade tem vindo a sofrer constantes mudanças ao longo dos tempos e como consequência dessas mudanças a estrutura da família tem-semodificado. De tal modo que em muitos casos implicou uma modificação importante das funções que desempenhava outrora. Devido a essas mudanças sociais e consequente alteração da sua função e estrutura, o tema Família despertou o nosso interesse. A escolha do tema foi unânime também pela importância que a família exerce na sociedade.
O presente trabalho foi escolhido através de uma lista de temaspropostos pelo docente Carlos da Luz, e realizado no âmbito da disciplina de Sociologia Geral.
Irão ser abordados como temas principais a história da família, a sua formação, os tipos e a importância da família na construção do indivíduo e na sociedade. Irá ser dada a definição do conceito de família, as grandes mudanças que sofreu e as consequências da sua alteração de estrutura interna ao longo dostempos na vida do indivíduo e da sociedade.
Segundo José Magno Macedo Brasil deve-se promover a valorização da instituição familiar para termos pessoas com potencialidades para se tornarem indivíduos equilibrados, com todas as possibilidades de crescimento diante da sociedade e consequentemente, pessoas com boas condições de saúde mental (Hora da Notícia).
É importante referir que a família éuma “instituição” difícil de definir pois tem uma variação histórica no tempo, no espaço e nos valores da sociedade em que está inserida. Sendo assim, o nosso trabalho de pesquisa centra-se no conceito de família em Portugal.




1.História da Família

A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, económicas e socioculturais do contexto em quese encontra inserida. Ela é também um espaço sociocultural que está em constante mudança e reconstrução.
A evolução da família e do conceito da instituição família, ao longo da história, tem-se revestido de características específicas.
Segundo Engles, a família passou por 3 estágios durante a sua evolução/formação.
Estado Selvagem: neste estado, a família tinha como principais característicasa reprodução e a apropriação dos produtos naturais para a utilização. A família funcionava como um clã, onde existia uma hierarquia onde era o homem mais forte que liderava, os outros homens caçavam e as mulheres criavam os filhos e ficavam nos abrigos. Como os recursos eram extremamente limitados a competição interna do grupo era grande e os mais fortes decidiam o destino de todos. Na IdadePrimitiva, quando o uso da força era vital para estabelecer a sobrevivência, as relações familiares também mantinham essa base, onde o mais forte comandava o grupo, levando o homem ao poder e a mulher à submissão. O contacto com a natureza e a realização dos mitos para explicar os seus diversos fenómenos também se reflectiam na família, como no caso da gestação, tornado um símbolo e comemorado em...
tracking img