A falta de moradia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A Problemática da falta de moradia

No Brasil, a exclusão social se apresenta das mais variadas maneiras. A população menos favorecida não consegue acesso à saúde, à educação, ao trabalho, àqualificação profissional, à vida digna. A questão da moradia é apenas mais um tormento na vida daqueles que não tiveram “a sorte” de nascer em uma família com o mínimo de estrutura financeira. Semlar, sem teto, como podemos filosofar sobre cidadania? Como podemos defender direitos e garantias, expressos em nossa Carta Magna Cidadã, como foi chamada a Constituição Federal em sua promulgação, segrande parte dos brasileiros sequer possuem moradia?
A falta de moradia faz da rua o lar de muita gente. Debaixo de marquises de concreto, de tapumes ou mesmo de pontes, famílias de moradores derua improvisam seus "lares". Nestes locais, que chegam a abrigar até mais de uma dezena de pessoas, sobra lixo e falta comida. Em condição de miséria absoluta, sem dinheiro e sem destino, eles fazemparte de uma realidade nem sempre levada a sério pela sociedade e pelo Estado.
Surgem as favelas, cortiços e aglomerados habitacionais irregulares, que até pouco tempo atrás eram tratados comabsoluta falta de humanidade, como por exemplo as favelas do Rio de Janeiro. Segundo Magalhães (2002 p.97).

As favelas cariocas, até pouco tempo, eram consideradas um fenômeno transitório, passíveis deremoção a qualquer momento. E, de fato, dos anos 40 até os 80, dezenas de favelas foram removidas e centenas de milhares de pessoas transferidas, quase sempre, para conjuntos residenciais, muitas vezesdistantes de seus locais de origem. Neste processo, relações sociais preestabelecidas, como as de vizinhança, foram rompidas, assim como a possibilidade de uma melhor sobrevivência na cidade grande.Para as famílias mais carentes, a remoção também acarretou a perda do patrimônio.

Segundo reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo, em 20 de janeiro de 2002, a falta de moradia...
tracking img