A falta de infra estrutura na logística brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Patrícia Santos de Souza Dias
Thais Helena Guimarães Vieira de Moura








A FALTA DE INFRAESTRUTURA NA LOGÍSTICA BRASILEIRA









TAUBATÉ- SP
2011
Patrícia Santos de Souza Dias
Thais Helena Guimarães Vieira de Moura



A FALTA DE INFRAESTRUTURA NA LOGÍSTICA BRASILEIRA




Monografia apresentada paraobtenção do Certificado de Especialização pelo Curso de Comércio Exterior da Universidade de Taubaté.
Área de Concentração: Logística.


Orientador: Professor Paulo Dias Raposo Filho














TAUBATÉ – SP
2011
PATRICIA SANTOS DE SOUZA DIAS
THAIS HELENA GUIMARÃES VIEIRA DE MOURA

A FALTA DEINFRAESTRUTURA NA LOGÍSTICA BRASILEIRA



Monografia apresentada para obtenção do Certificado de Especialização pelo Curso de Comércio Exterior da Universidade de Taubaté.
Área de Concentração: Logística.





Data:

Resultado:







BANCA EXAMINADORA


Prof. Dr. Universidade de Taubaté
Assinatura

Prof.Dr.
Assinatura

Prof. Dr.
Assinatura

Prof. Dr.
Assinatura

Prof. Dr.
Assinatura
AGRADECIMENTOS“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Pessoa
RESUMO




Diante todo este processo de globalização atual, as nações mundiais vivem um aumento docomércio internacional. O Brasil tem, cada vez mais, necessitado de recursos do governo para melhorar e aprimorar as estratégias de inserção na economia mundial. As exportações de produtos brasileiros vêm perdendo pontos importantes pelo não-cumprimento de prazos e falta de infra-estrutura em transportes eficientes de mercadorias domésticas, sendo um problema visível da logística brasileira.
Nomercado mundial, o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos. A importância deste trabalho está em caracterizar os problemas logísticos da exportação brasileira e dar soluções práticas para que o Governo se interesse em investir e melhorar.
Para realização deste trabalho utilizou-se deuma ampla pesquisa bibliográfica, onde se realizou um levantamento detalhado dos principais problemas, causas, custos e soluções para a melhora do transporte nacional em todos os âmbitos e modais.
Perante a pesquisa, percebe-se que os desafios da logística são muitos e que a resolução dos mesmos aumentará a competitividade internacional brasileira, aumentando a confiabilidade nos tempos deentrega e reduzindo os custos das ineficiências no processo de exportação.

Palavras-chave: Logística. Exportação. Transportes.
ABSTRACT


THE LACK OF LOGISTIC INFRASTRUCTURE IN BRAZIL

Front of all this current globalization process, global nations they are living a significant increase of the internation commerce. Brazil more than never needs financial aids from the nationalgovernment to accurate and improve its own strategies of insertion in the global market. The exportation of brazilian goods are losing credibility by not fulfulling deadlines and by the lack of efficient transportation insfrastructure of domestical goods, being a visable problem for the brazilian logistic.
In the global market, Brazil shows competitives advantages in the production of...
tracking img