A Falling Water

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


A Falling Water (Casa da Cascata) produziu a fusão entre o lugar que se vive e a natureza. O projeto partiu do uso do concreto armado, porém, os balanços introduzidos vão ao limite. A casaprojeta-se da rocha natural existente no local, que lembra uma plataforma que flutua sobre uma pequena cachoeira. Consiste em um jogo de planos suspensos, em vários níveis de altura acima das árvores. Suafusão com a paisagem é total, pois esta permeia o projeto a cada passo, e em função das aberturas horizontais de vidro.


Frank Lloyd Wright – Fallingwater – 1938

Internamente, as referências aosmateriais naturais e locais, são mostradas através dos revestimentos dos pisos e paredes feitos em pedra.
Apesar da utilização do concreto armado, Wright ainda tinha algumas restrições a esse material,por considerá-lo “não natural”, assim, pintou as fachadas de concreto da cada com tinta cor de damasco, fundindo-a a natureza.


Frank Lloyd Wright – Fallingwater – 1938

Sua visão foi cristalizadapela primeira vez e atingiu sua máxima realização, em seu projeto para o Museu Guggenheim de Nova Iorque em 1943. Neste projeto Wright põe para fora toda a sua idéia do fantástico. Este projeto podeser visto como o ponto culminante da obra de Frank Lloyd Wright, pois combina os princípios estruturais e espaciais da Falling Water com a iluminação utilizada no edifício Johnson Wax.

Em seu primeirolivro sobre urbanismo, ‘A Cidade Evanescente’, de 1932, Frank Lloyd Wright declara que a cidade do futuro estaria em todas as partes e em nenhuma. Defendia que os homens deveriam procurar uma novasolução para as cidades existentes ou planejadas, onde seriam introduzidos novos sistemas de assentamentos de terras dispersas, anti-urbanas. Em seu livro, Wright afirma “os milagres de invenção técnicacom os quais nossa cultura compulsiva nada tem a ver são – apesar de seu mau uso – novas forças com as quais qualquer cultura nativa deve acertar conta.”

Em sua cidade ideal, a construção mais...
tracking img