A física de Aristóteles: uma construção ingênua?

Trata-se da metafísica aristotélica que se baseava no conceito de ser. Este conceito de ser estava presente na filosofia grega, pois segundo eles,todo pensamento, antes de tudo, se refere a alguma coisa. Por mais que essas coisas obtenham formas distintas está à ideia de que elas são algo. Um dos problemas enfrentados pelos gregos foi acercado movimento, todavia esse movimento ia muito além da simples idéia de deslocamento, eles tentavam entender as possíveis mudanças e transformações do ser. Duas escolas de pensamento surgiram paraexplicar este problema, a escola heraclitiana defendia a natureza perpetuamente mudável da realidade (inexistência de ser dotado de atributos de fixidez), a escola eleática, o ser permanece sempreidêntico, o movimento é apenas uma ilusão.
Para resolver a problemática do ser, Aristóteles desenvolveu o conceito de ser em potência e ser em ato. As noções de ser em potência e ser em ato conferem aoconceito de ser uma natureza dinâmica, pois existe no ser uma função de causalidade, definido por sua essência (ser em potência), que determinará sua evolução (ser em ato). Com isso, Aristóteles concluiuque todo ser sensível é formado pela composição de matéria e forma, sendo que a matéria constitui um elemento de potência. O mundo em que vivemos é um mundo corruptível, pois ele é sujeito a mudanças(corruptibilidade do ser), mas os corpos celestes são imutáveis em sua natureza (incorruptibilidade do ser), essa era a ideia proposta por Aristóteles e sua explicação para o conceito de ser foiutilizado para estabelecer seus conceitos físicos de movimento e do Universo.
Aristóteles baseou-se no princípio quaternário (terra, água, ar e fogo) para explicar as mudanças ocorridas no ambienteterrestre, mas para o mundo celeste ele introduziu outro elemento denominado éter ou quintessência. Isso se deu, pois para ele havia dois tipos de substâncias sensíveis, as celestiais que eram formadas por... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). A física de Aristóteles: uma construção ingênua?. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-F%C3%ADsica-De-Arist%C3%B3teles-Uma-Constru%C3%A7%C3%A3o/48555636.html

MLA

"A física de Aristóteles: uma construção ingênua?" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-F%C3%ADsica-De-Arist%C3%B3teles-Uma-Constru%C3%A7%C3%A3o/48555636.html>.

MLA 7

"A física de Aristóteles: uma construção ingênua?." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-F%C3%ADsica-De-Arist%C3%B3teles-Uma-Constru%C3%A7%C3%A3o/48555636.html>.

CHICAGO

"A física de Aristóteles: uma construção ingênua?." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-F%C3%ADsica-De-Arist%C3%B3teles-Uma-Constru%C3%A7%C3%A3o/48555636.html.