A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DE FOMENTO AO SETOR ENTRE 2008 E 2012

3041 palavras 13 páginas
A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DE FOMENTO AO SETOR ENTRE 2008 E 2012

Gabriela Fernanda Gomes Xavier
Matheus Gomes Pereira
Milton Oliveira de Santana Filho

RESUMO: Apesar de o comércio de bens na balança comercial brasileira ser preponderante em relação ao comércio de serviços, nos últimos anos o índice de crescimento das exportações de serviços tem sido superiores aos índices de comércio de bens com o exterior (JORGE E BARRAL, 2008). A diversificação da pauta de exportação de um país, com a inclusão do comércio de serviços, é importante não apenas por constituir uma fonte a mais de renda, mas também para diminuir a vulnerabilidade externa do mesmo. Conforme Moreira, uma vez que economia mundial tem se tornado cada vez mais normatizada e preferencializada, e o avanço das preferências tem reduzido a soberania dos países, se torna imprescindível para a segurança econômica de um país investir na exportação de serviços. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar quais são as ações específicas que vem sendo tomadas pelo governo Brasileiro a fim de incrementar as exportações de serviços no país. Para tal, utilizaremos bibliografia especializada, além de dados provenientes de sites da área e órgãos oficiais ligados ao setor, como o Ministério do Desenvolvimento da Industria e Comércio Exterior (MDIC).

PALAVRAS-CHAVE: BRASIL, SERVIÇOS, POLÍTICAS.
1. AS EXPORTAÇÕES DE SERVIÇOS NO BRASIL

O setor de serviços vem desempenhando um papel cada vez maior e mais importante na economia brasileira ao longo dos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação desse setor no PIB nacional tem sido algo na ordem de 54,5%, sendo que, em 2012, esse valor chegou a atingir cerca de 68,5%1.
Por meio da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), o IBGE divulga todos os anos dados relevantes sobre a estrutura produtiva do setor de serviços no Brasil, com exceção do setor empresarial

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas