A exportação do frango nos últimos 10 anos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O comércio brasileiro vem atuando com grande importância nos fluxos dos capitais estrangeiros. Ainda que haja mudanças no “roteiro” de exportação, os produtos provenientes da agropecuária ainda que em pequenas proporções, interferem na criação de superávits ou na redução dos déficits na balança comercial.
O setor da avícola está em terceira posição mundial atualmente,contribuindo significativamente para o comércio brasileiro. O frango estando como seu bem principal, conquistou os mais exigentes mercados internacionais, estando a carne de aves presente em 142 países, e outras aves como o peru e avestruz, estão no caminho nos últimos anos, diversificando a pauta de comercialização do agronegócio brasileiro.
Presente em todo o âmbito nacional, a carne do frangopredomina na região Sul do país, onde os estados do Paraná e Rio Grande do Sul são os principais fornecedores. A região Centro-Oeste, sendo uma grande produtora de grãos, está em processo de crescimento no ramo e recebendo constantes investimentos.
Alguns fatores que contribuem para a produtividade no setor foram a qualidade, sanidade e o bom preço e ao longo dos anos, o Brasil buscou modernizar o ramoagropecuário, empregando instrumentos como o manuseio adequado, sanidade, boa alimentação e o bem-animal, em que envolve a alimentação, os bons tratos e boas condições dos locais de permanência.
O setor da avicultura no Brasil emprega mais de 4,5 milhoes de pessoas e corresponde à quase 1,5% de todo o PIB nacional e, atualmente, cerca de 40% da carne exportada no mundo tem suas origens no Brasile essa estatística tende a crescer, devendo elas representar 90% do comércio mundial em 2018/2019.
Este trabalho tem por objetivo fornecer os pressupostos básicos que permitam ao leitor, identificar a importância do agronegócio brasileiro, em especifico o frango, para a economia e para o mercado nacional.
Procura-se, através das divisões estruturais da pesquisa, conceituar e diferenciar acomercialização/exportação da carne de frango ao longo dos seis anos mencionados, identificando os fatores que levaram às quedas na produção, comércio, e nos níveis de venda.

2 METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados técnicas bibliográficas e de análise dos matérias encontrados, como as estatísticas dos anos relatados, por exemplo. Projeções do agronegócio para ospróximos anos também foram verificados.
A realização do estudo se fez a partir da utilização dos dados coletados, verificando-os e coletando-os de forma aleatória para sua aplicação.
Quanto ao tipo de pesquisa realizado, VERGARA (1997) clássica entre exploratória e descritiva. Neste trabalho, usa-se a pesquisa descritiva, onde tentamos identificar as características de um fato (exportação dofrango).
Dos meios de estudo, considera-se uma pesquisa científica, onde analisamos os dados analíticos e anuais, fornecidos pelas associações responsáveis e demais fontes de notícias. Como fontes principais, foram utilizados estatísticas de exportação através da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF) e notícias nos canais de mídia para expor os principais fatores queinfluenciaram na queda ou aumento na produção e comercialização.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 ANO DE 2006

O ano de 2006 foi um desafio para o setor do agronegócio brasileiro. Grandes mercados consumidores como a Ásia e a Europa deixam de comercializar produtos agropecuários, uma vez que encontrados focos da gripe aviária, onde tal acontecimento exigiu que se ajustassem imediatamente os níveis daprodução avícola, reiterando a sanidade e qualidade dos produtos. Não só este, mas também a variação cambial, fator que demonstrou a necessidade da atenção dos agentes envolvidos na cadeia para as possíveis mudanças na demanda do mercado em relação ao que se produzia.
Outro grande fato importante ocorrido em 2006 foi o registro do primeiro caso da doença de Newcastle, em cinco anos. Ela foi...
tracking img