A exportação de carnes para paises do oriente médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Influência da Cultura na Exportação de Carne para os Países do Oriente Médio





Aécia Maria Amorim da Silva

Alessandra Vieira Nery

Bianca Brandelero Lima

Gisele Aparecida Fogari

João Paulo Queiroz Cabral

Tatiane Lima Borges[1]

Paulo Cesar Pontara[2]





Resumo

Palavras chave:


Abstract

Keywords:

1. Introdução

O objeto de estudo desse trabalhoirá abordar como a cultura islâmica influencia a exportação de produtos brasileiros para países do Oriente Médio, especificadamente em relação à carne, tanto a carne de aves como a bovina. O objetivo desse trabalho será analisar quais as exigências que os exportadores brasileiros devem cumprir para que seus produtos sejam aceitos no mundo islâmico, quais as maiores barreiras na concretização daexportação e quais são as expectativas de crescimento deste mercado para a economia brasileira.

Sabe-se que atualmente, está surgindo uma nova conscientização no processo de produção de alimentos, há uma estrema preocupação em seguir alguns requisitos na preparação dos produtos que posteriormente serão destinados aos consumidores islâmicos, este mercado exige algumas certificações de qualidade, emespecial o certificado HALAL, que é emitido pela Federação das Associações Mulçumanas do Brasil (FAMBRAS), devidamente aprovada pelas autoridades islâmicas em todo o mundo. O mercado de produtos HALAL está se tornando a grande tendência do setor alimentício, incluindo atualmente um bilhão e oitocentos mil consumidores mulçumanos no mundo, estimando um valor de 2.1 trilhões de dólares em todos ossegmentos. O Brasil possui grande potencial de crescimento, pois o mesmo dispõe de alta tecnologia em seus processos produtivos, destacando a pecuária, influenciando assim a preferência ao consumo de nossas carnes pelos mulçumanos.

De todas as barreiras existentes, a cultural é a que mais apresenta dificuldades de superação das empresas brasileiras, pois as mesmas devem introduzir mudançasnos métodos de produção e também na utilização de seus equipamentos, prédios e instalações. Consequentemente, a cultura também implica na mudança de comportamento, até mesmo das pessoas envolvidas na produção, na negociação e na concretização dos negócios com países extremamente ligados à religião, como os mulçumanos, islâmicos e judaicos. Tais povos autorizam apenas o consumo de alimentos que sãopermitidos pelo Alcorão, livro ao qual eles seguem rigorosamente os princípios neste inclusos. A cada ano os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes com a alimentação e a origem de seus alimentos, certificando-se, por exemplo, de que a carne siga todos os procedimentos necessários, desde o abate do animal até a entrega ao consumidor final.

Este trabalho se baseará em pesquisasbibliográficas, artigos científicos e sites, que possam demonstrar a importância do mercado islâmico para a economia, quais os benefícios decorrentes do cumprimento de suas exigências, tanto para o produto quanto para o consumidor. Atraindo assim, a preferência de um público cada vez maior, que busca acima de tudo a qualidade daquilo que consome.

Ao termino deste trabalho, deseja-se mostrar qual aestrutura de mercado que as empresas devem possuir para que seu produto seja aceito no mercado internacional, especialmente apresentar o quanto é importante saber da cultura, crença e politica dos países com os quais negociamos.


2. Desenvolvimento

2.1. Metodologia

O método utilizado para tornar efetivo esse artigo, foi à realização de pesquisas bibliográficas por meio de sites eartigos científicos relacionados à exportação da carne brasileira, as exigências do mercado islâmico e sua cultura.

2.2. Referencial Teórico

2.2.1. O Comercio Internacional

De acordo com Nogueira (2006), a globalização é um fenômeno cujos reflexos são nitidamente visíveis em todas as aéreas do conhecimento humano, - teórico e prático - especificadamente no campo do Comércio Exterior, a...
tracking img