A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR NO MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO.

1385 palavras 6 páginas
A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR NO MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO.
1. Explique sobre as mudanças na qual o trabalho é condicionado ao executar a ordem do capital no sistema capitalista.
R: no sistema capitalista, o trabalho é transformado ao executar a ordem do capital, pois antes o trabalho era executado ao ser idealizado pelo próprio trabalhador, os artesões, que perde esta característica ao ser coagido a vender sua força de trabalho ao capitalista que passou a ser dono dos meios de produção. O trabalhador em troca de um salário que supostamente seria aplicado como forma de manter sua sobrevivência, deixa de lado suas necessidades enquanto pessoa humana e se converte em instrumento para a execução das necessidades de outrem.
2. Como se apresenta a relação capital X trabalho no modo capitalista de produção.
R: sem se importar-se com as condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores e com os baixos salários pagos a estes, os capitalistas tentam explorar ainda mais o trabalhador reduzindo os seus salários, ao mesmo tempo em que aumentam a jornada de trabalho.
3. Discorra sobre a mais-valia no modo capitalista de produção. R: O modo capitalista de produção está relacionado com as horas a mais de trabalho não pago ao trabalhador gerando o lucro do capitalista, mais-valia, que se funda no trabalho não pago. O que aparece como lucro para o capitalista, aparece como trabalho expropriado ou não pago, para o operário.
4. Discorra sobre a alienação da massa trabalhadora no modo capitalista de produção. R: o talhador vende sua força de trabalho mais não tem apropriação do produto final.
5. Discorra sobre a jornada de trabalho e a remuneração dos trabalhadores no modo capitalista de produção.
R: a remuneração e a jornada de trabalho são estabelecidas pelo capitalista como forma de possibilitar apenas a reprodução da classe operária criando condições capazes de proporcionar aos trabalhadores nada além do que a manutenção de suas necessidades básicas.
6. Com a

Relacionados

  • hmhhh
    51673 palavras | 207 páginas