A exploração do petróleo na região de urucu-amazônia, e seus impactos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Áurea Henrique
Drielle Lopes
Ivan Maciel
Paloma
Saul Souza

A exploração do Petróleo na região de Urucu-Amazônia, e seus impactos.

Belém 2013
eo na região de Urucu-Amazônia, e seus impactos.

Pesquisa Bibliográfica apresentada
ao Curso de Engenharia Ambiental
do Instituto de Estudos Superiores
daAmazônia, como requisito de
Avaliação parcial de Trabalho Interdisciplinar.

Belém 2013
Sumário

Introdução

Desde 1988 a província de Urucu, sofreu um importante impacto da Petrobras na produção de petróleo e gás natural. Desde então, a estatal desenvolve atividades na exploração dessas duas fontes ricas econômicas, na Amazônia. Tal atividade vem mudando a vida dos moradores da região e daeconomia do estado e do Brasil.
Como todo projeto tem seu início e desenvolvimento, o começo das atividades de extração de gás natural e petróleo na região começaram com estudos científicos e pesquisas na área. Antes de ser descoberta, a Província Petrolífera de Urucu era apenas um campo onde se desenvolviam estudos, pesquisas e tentativas de exploração de petróleo na região Amazônica. A fase inicialse traduz num estudo demográfico e territorial onde pesquisa mostravam resultados positivos na exploração do petróleo naquela região, considerando todas as situações de exploração derivadas do petróleo. Depois de algumas tentativas de perfurações que vinham sendo desenvolvidas desde o início do século XX, como a primeira perfuração RUC-1 (Rio Urucu número 1), que seguiu de balsa durante dez diaspelo rio Solimões e depois acabou de atingir êxito na descoberta de petróleo com em Leste de Urucu (1987), Sudoeste de Urucu (1988), Carapanaúba e Cupiúba (1989). O conjunto desses campos passou a ser conhecido como Província Petrolífera de Urucu.
Mas o projeto apresenta seus pontos positivos e negativos, pois quando se desenvolve um projeto que influenciará para sempre a economia de uma região,bem como a educação de sua população e a questão ambiental, deve ser levado a sério, para que não ocorram deslizes que poderão ser prejudiciais à população e ao meio ambiente.
Os enfrentamentos ambientais bem como os pontos positivos e negativos da Província devem ser debatidos de forma a gerar uma melhor compreensão.
A situação enfrentada naquele momento era de uma exploração racional para quecom os resultados alcançados a inovação e a tecnologia avançada pudessem caminhar durante esse tempo de exploração, com isso esta condição fez com que uma responsabilidade socioambiental tornasse referência, deixando a região em uma boa situação contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida para os moradores da região.

Aspectos positivos

O projeto tem atingido êxito no sentido econômicopara o estado, mas a questão ambiental e cultural deve sempre ser preservada e respeitada, por isso toda degradação como as clareiras abertas, devem sempre ter um trabalho de recomposição, o que já vem acontecendo. Esse é um fator agravante, que pode deixar rastros graves se não for bem cuidado, então qualquer deslize ou trabalho mal projetado, pode colocar em risco para sempre a riqueza naturaldo local, bem como a população em geral. Manter sempre um padrão de qualidade e preocupação com as consequências torna-se fundamental, bem como melhorar a qualidade de vida da população e investir na região, pois a fonte de renda está sendo gerada na localidade e a principal mudança também deve ser implantada nesse local.
Com a liberação do local de territorial para exploração, algumas atividadestornaram-se fundamentais para a produção e exploração do petróleo e gás natural, mostrando um bom desempenho produtivo e de qualidade, preservando a saúde e a segurança de seus trabalhadores, juntando-se a uma nova tecnologia visando uma total segurança e controle operacional. A Companhia realiza um cuidadoso trabalho de recomposição da cobertura florestal, a cada clareira aberta para...
tracking img