A experimentação do grotesco em clarice lispecto

428 palavras 2 páginas
* -------------------------------------------------
A experimentação do Grotesco em Clarice Lispector
No dia vinte e três de agosto deste ano, foi realizada uma Palestra sobre: A experimentação do Grotesco em Clarice Lispector. Na sala dos espelhos Memorial da America Latina em São Paulo, Tendo sido apresentado pelo Professor e Autor Joel Rosa de Almeida.
Conforme o planejamento, assistimos à palestra, o que foi bastante recompensador.
A apresentação foi excelente, tendo Joel apresentado o tema de forma extremamente competente, Lançamento do livro a tese, dissertação sobre Clarice,Tempo de pesquisa de 1996 - 2001. Período em que “concluiu e defendeu capa’’Objeto de Estudo” Lançado em 74. Onde Estiveste de Noite. Apresentou detalhes bem interessantes sobre a analise de quadros Tais como: A gruta, Clarice, The anuciacion Fran Angélico , Entre outros. (O retrato de Clarice é a categoria mais importante do gênero da ficção), Afirma Joel.
Sendo um pouco mais específico, ele mencionou, por exemplo, o conceito de Grotesco, senas sombrias, dimensão com o romântico, onde trabalha elementos fantásticos, universo imaginário e figuras sombrias.
Também foi mencionado o Dequilico. Contos e crônicas
Onde ele declara que a autora esta preocupada com o lado animal do ser humano, ela esta se aproximando de um ser tão ancestral que é o animal, idealização da figura do cavalo belo, como da figura do cão. É importante dimensionar o trabalho do autor como a pintura e também da música.
Ele também mostrou um enorme conhecimento de Arte ao discorrer com bastante facilidade sobre as obras, conhecimento nos trabalhos de outros críticos, um deles: Ramos Barbosa SP. Foi movido pelo desafio de compreender esta obra, e destaca o nome do Aroldo Bruno, crítico que compreendeu a dimensão da mesma. No entanto, O Grotesco na escrita de Clarice é modernidade, tentativa de misturar os gêneros e algo que se expressa naturalmente, no Pós modernismo- Escritura ousada e virtual.
Um último

Relacionados