A experiência de educar crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EXPERIÊNCIA DE EDUCAR CRIANÇAS


Atividade proposta: - Realizar leitura do texto, destacando os pontos mais importantes; - fazer uma introdução; - detalhar os principais pontos; - concluir com a visão do texto; - concluir com a visão pessoal do grupo.

A experiência de Educar crianças

Ao entrar para a 1.ª série do primeiro grau, a criança traz consigo os conhecimentos aprendidos napré-escola. Atualmente a construção de um conceito significativo é barrada pelos sedutores apelos da sociedade de consumo.

A infantilidade da criança enfrenta modelos estereotipados transmitidos pela televisão. A arte perde o sentido na vida escolar na 1.ª série, por ser a fase escrita, onde trabalhos em desenho e pintura perdem a liberdade de expressão e significação. A arte então fica emsegundo plano, resultando muitas vezes em trabalhos mecânicos sem expressão nenhuma.

Os pais também visam a alfabetização dos filhos não se importando com a finalidade do trabalho de Artes Plásticas.

Por volta dos 09 anos, a criança enfrenta a dificuldade de reproduzir desenhos dizendo que não sabe desenhar. Isso acontece porque a criança perde o interesse por desenho. É preciso ter o cuidadode não dar trabalhos prontos e permitir a criação da arte pela criança.

Pesquisas mostram que a expressão artística da criança de hoje está carregada de imagens veiculadas pela mídia, onde tudo é produto pronto.

O educador precisa ter a consciência deste problema para saber lidar com esta situação e aproveitar a mídia em seu lado positivo, atuando sobre ela, fazendo a criança ser crítica.No atual contexto, é necessário resgatar a criança inventiva, para isso, o educador precisa vincular os sujeitos aos objetos de conhecimento, levando-os a uma construção de sentido em seus trabalhos, para que assim a criança volte a ser livre, solta e criativa.

Organizando uma metodologia de ensino

O ensino de Artes foi previsto desde a década de 70, mas sua história é muito mais longado que o registro oficial indica.

Os professores estavam em busca de novos caminhos para reestruturar o ensino de artes. E a partir de suas experiências e teorias organizaram um projeto pedagógico para as quatro séries iniciais do primeiro grau com o objetivo de verificar a finalidade do ensino de artes na educação e descobrir qual era a clientela e como iriam trabalhar com ela.

Utilizarama pintura na escola formal para apresentar a originalidade infantil, tendo um olhar crítico como objeto de trabalho, acreditando assim, que os objetos nos colocam em contato com as idéias que os inspiram.

Na formulação da proposta pedagógica estiveram em contato com outros autores para troca de informações.

Em contato com o professor Robert O.E.E. que tem uma metodologia em Artes Visuaisdesenvolvida em museus e escolas, com o objetivo que a arte é básico da linguagem de museus, produto das relações do homem com o mundo, com a cultura e consigo mesmo. Esse enfoque trabalha com a OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO.

No 1.º estágio, prevalece o olhar (OBSERVAR)
No 2.º, destaca os elementos e a estrutura da linguagem plástica.
No 3.º a expressão desentimentos em relação ao objeto.
No 4.º o conhecimento do aluno será ampliado com INFORMAÇÕES do objeto.
No 5.º, a partir do conhecimento que obteve da obra realizará um novo trabalho utilizando a linguagem da arte GESTUAL, VERBAL, PLÁSTICA e MUSICAL.

As idéias do professor Edmund Feldman, mostraram como o ensino de artes está envolvido com idéias e sentimentos, tendo um olhar críticovirtual, o aluno também é crítico em relação ao seu trabalho.

O professor Feldman situa o crítico no contexto social e cultural, a arte educacional, tanto em museus como nas escolas é o centro.

A professora e Artista Plástica Fayga, realizou um trabalho com um grupo de operários realizando a leitura das obras. Este projeto ocorreu dentro das pirâmides da realidade brasileira, envolvendo...
tracking img