A existência de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasília (DF), Dezembro/2001
3º Milênio da Era Cristã
1º Ano Natalino

A EXISTÊNCIA DE DEUS

1. Às vezes, principalmente quando estamos em situações de necessidade, dor, dificuldade, desespero, aflição, muitos de nós nos deparamos com a mente confusa, inquietações ideológicas e somos levados a questionamentos existenciais, até mesmo a duvidarmos da existência de Deus, fazendo perguntasdo tipo: Deus existe? Como podemos provar e comprovar sua existência? Porque e para quê existimos? Como e para quê o Universo foi criado? Estas têm sido as pergun-tas de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo.

2. Estas perguntas e desatinos podem ensejar algumas respostas, mas, considerando que, se a Belíssima Criação que nos rodeia e da qual fazemos parte, do ar que respiramos e nãovive-ríamos sem ele, tudo isso não é convincente o suficiente, por si só, para o homem ter a convicção de que a existência de Deus é inexoravelmente inegável, muito menos poderão sê-lo os escritos e palavras humildes de um simples semelhante, por mais que se empenhe em demonstrá-lo com bela redação, tratados, convenções, exegeses ou fortes textos esclarecedores.

3. Assim, quando afirmamos queDeus existe, necessário se faz acompanhar tal assertiva com uma proposição desvinculada de toda idéia que O limite ou impeça concebê-Lo em sua i-mensidão, magnificência, perfeição, onisciência, onipresença, onipotência e infinitude. Partindo do princípio de que a Causa Primária e absoluta de tudo e de todas as coisas é Deus e não tendo a nosso alcance nenhum ser visível a quem possamos atribuir oato da Criação Universal, é lógico e natural que reconheçamos Deus como Supremo Criador. Mas a capacidade para considerar sua existência não depende dessa existência em si, senão da capacidade de cada um de nós, seres humanos, reconhecê-la, sentí-la intimamente e experimentá-la, vivenciá-la individualmente, admirando-O em sua excelsitude e grandeza.

4. Existem duas coisas que,incontestavelmente, são inseparáveis, constituindo, portanto, uma mesma e absoluta verdade: a Criação e seu Criador. Uma pressupõe com absoluta certeza a existência e presença da outra, de maneira que, se a Criação existe – o que nos consta, porque a vemos, apalpamos-a e dela fazemos parte e vivemos –, seria inconcebível duvidar da existência do seu Criador, Quem, havendo-a concebido primeiro, depois a plasmouem suprema e absoluta realidade, ditando ao mesmo tempo as leis que mantêm seu equilíbrio e velam por sua conserva-ção eterna, reservando sabiamente para si o governo de toda essa Criação: o Universo.

5. Ademais, a existência de Deus se prova pela existência de tudo o que nos rodeia, por nossa própria existência e, sobretudo, pela prerrogativa que nos foi por Ele concedida de nos fa-zermosessa pergunta e também de nos darmos a resposta, servindo-nos do conhecimento que adquirimos dos estudos, das observações e experiências vivenciados conscientemente no nosso dia-a-dia. Todas as coisas criadas são testemunho do Poder e Sabedoria Divinos. Somos in-gratos, mas, mesmo assim, Deus na sua infinita bondade e misericórdia nos fez criaturas huma-nas, racionais, dotadas de inteligência,razão, discernimento, consciência, equilíbrio, vontades, desejos, sentimentos, emoções e, inclusive, livre-arbítrio, para acreditarmos ou não na existência d’Ele. Os que não acreditam Nele são ateus ou agnósticos e não foi por acaso que assim os fez, pois “o acaso” é o pseudônimo de Deus.

6. Deus colocou o homem no centro de um oceano de vida, de um reservatório inesgotável de forças epotência. E deu-lhe a inteligência, a razão e a consciência, para aprender a conhecer essas forças, a assenhorear-se delas, dominá-las e as utilizá-las com abundância e sabedoria. Assim exercitando-nos constantemente é que nós mesmos nos desenvolveremos e chegaremos a firmar o nosso império sobre a Natureza – o Império do Bem –, o domínio do pensamento sobre a matéria, o reino do Espírito sobre o...
tracking img