A existência ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem: Um ser religioso

É da experiência religiosa que nasce a fé. Desta forma a religião impregna a todas as formas de vida, principalmente, naquela que tange a espiritualidade. E nestecontexto, o homem religioso acredita que Deus o criou e, portanto, sua origem provém de uma divindade.

O sobrenatural e o divino estão relacionados ao ser religioso, neles o homem busca respostas esoluções para seus problemas existenciais. Por isso a religião tem uma dimensão divina, ética e religiosa, captada muito bem por Arnold Toynbee, ao dizer que “A religião era a presença no mundo de algoespiritual maior do que o próprio ser humano”. E isso nos faz entender e acreditar, segundo Hellern, que “O homem foi criado por Deus”. Portanto, o homem por natureza é religioso, e que acima dele existe adivindade.

E nesta relação de homem e divindade, ou seja, ao que se pode chamar transcendência e imanência, o homem corresponde ao mistério, àquilo que lhe é superior às suas possibilidades econhecimentos, usando daquilo que chamamos de cerimônias, louvando, invocando e manifestando sua gratidão a Deus, estabelecendo desta maneira um contato com o sagrado. Isso, no entanto, não se resume a umareligião, mas a muitas outras, haja vista que o ser humano é um ser religioso complexo, que dependendo de sua cultura, lugar ou necessidade busca encontrar-se com o sobrenatural.

Em relação à éticae a religião, percebe-se com freqüência que as religiões não fazem distinção entre o plano ético e o plano religioso. Nos mandamentos que Moisés deu aos judeus há os que se referem à religião: “Nãoterás outro deus diante de mim”, e os relativos à ética: “Não matarás”.

Evidentemente, que partindo desta situação, não há distinção entre a ética e a religião. Robert Crawford, em sua obra “O que éreligião” diz que embora negando a existência de Deus os humanistas tinham em comum com as religiões uma fé na dignidade da pessoa humana e outros valores éticos. 

Por isso todas as religiões...
tracking img