A evolucao historica da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução histórica da Contabilidade

Passo 2

Qual a origem da Contabilidade?
A origem da Contabilidade deu-se quando o homem começou a avaliar a sua própria riqueza, avaliando seus acréscimosou decréscimos dessa riqueza, tudo isso sem saber que estava utilizando a contabilidade.

Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na Antiguidade?
Os primeiros registros foram emargila, após a criação de fichas de argila para controle da contabilidade surgiram as tabuas cuneiformes (em forma de cunha) que foram as primeiras formas conhecidas de expressões escritas, nelas astécnicas contábeis já se faziam presentes, porem de forma primitiva. O aperfeiçoamento contábil ocorreu de forma espontânea e natural na medida que a sociedade e a economia se tornavam complexas.

Aevolução histórica da Contabilidade

A contabilidade é tão antiga quanto à própria historia da civilização. Ela vem da necessidade do homem em controlar seus bens, como suas terras, seus rebanhos seusalimentos etc.
Temos vestígios de que há 8000 A.C em Huruk cidade da antiga mesopotâmia, onde fichas de barro representava um boi. Um pouco mais tarde as fichas de barro começaram a seremsubstituídas por tabuas com escritas em formas de cunhas, primeiras expressões escritas para controle de alimentos, mão de obra escrava e bebidas como a cerveja.
Com a morte dos proprietários seus bens eramdeixados a seus filhos e parentes, se denominando patrimônio. Com isso continuou cada vez mais o desenvolvimento da contabilidade, cobranças de impostos na Babilônia já se fazia com escritas.
Os romanos200 A.C já traziam receitas de caixas classificadas como renda, lucros e perdas.
Na bíblia, podemos observar relatos da contabilidade, como no caso de José, no Egito, onde houve grande escassez dealimento em toda a região e por este motivo só havia alimento no Egito que acumulou bens e os vendia para toda região, fazendo José um administrador e governador do Egito. Assim também há outros...
tracking img