A EVOLU O DOS COMPUTADORES

1299 palavras 6 páginas
FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
5. PARTNER

SÃO PAULO
2015
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

As gigantescas válvulas da primeira geração Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados a cálculos, utilizados para resolução de problemas específicos. E para armazena-los era preciso de uma enorme sala. A primeira geração não tinha uma linguagem padronizada de programação. A máquina possuía seu próprio código e, para novas funções era preciso reprogramar o computador. Os computadores também sofria superaquecimento constante. Por que ao invés de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificações e troca de sinais, por meio de pulsos. Com poucas horas e utilização, essas válvulas eram queimadas e precisava de substituição.
Válvulas, Transistores e a redução dos computadores A primeira geração – Válvulas, computadores que utilizavam esse tipo de equipamento eram de difícil manutenção e consumiam grande quantidade de energia, queimavam como lâmpadas e sofriam superaquecimento.
A segunda geração – Transistores (criados em 1947 nos laboratórios da Bell Telephone Company) passaram a integrar os painéis das maquinas. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”.
Outra característica do transistor em relação a válvula é que ele era em média cem vezes menor. E eles ficaram mais econômicos, tanto no consumo energético, quanto nos preços de peças.
A linguagem usada na programação da época era o Assembly. Esse tipo de linguagem é utilizado até hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ou sistemas operacionais, é mais frequente nas fabricas de componentes de hardware, por trabalhar com instruções mais diretas. Os computadores foram inicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares.
Miniaturização e Circuitos integrados
O emprego de materiais de silício, com

Relacionados

  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • Senhas Gràficas
    42961 palavras | 172 páginas