A evoluçao da qualidade no brasil

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Evolução Da Qualidade No Brasil

O desenvolvimento da qualidade surgiu no Brasil a partir dos anos 50 com a criação das industrias de produtos de base.
Em 1990 houve o movimento prol da qualidade, com ele o país teve um avanço inesperado. Na década de 80, lançaram bases do movimento. Até o início da década de 90 ainda não havia um movimento coordenado e global, mas sim ações isoladas de algunssegmentos da sociedade.
O governo brasileiro, após uma articulação envolvendo entidades governamentais e da sociedade civil, lançou, em 1990, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP). O programa tem por objetivo apoiar o esforço de modernização da indústria brasileira para aumentar a competitividade de bens e serviços produzidos no País. Ele dá ênfase ao setor industrial; suaestratégia de ação, entretanto, envolve a mobilização dos mais diferentes segmentos da sociedade para a questão da qualidade.
A coordenação executiva do PBQP está sob responsabilidade da Secretaria de Política Industrial, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e tem a colaboração da Casa Civil da Presidência da República, do Instituto Nacional de MetrologiaNormalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).
Integrando o então Subprograma I do Comitê Nacional de Qualidade e Produtividade (do PBQP), nasceu o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), troféu para simbolizar o reconhecimento a excelência na gestão das organizações do Ministério do Desenvolvimento Indústria e ComércioExterior, sediadas no Brasil.
A administração foi instituída em 11 de outubro de 1991, na Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), entidade privada e sem fins lucrativos, criada a partir da contribuição de 39 organizações públicas e privadas.
Segundo informação da própria FPNQ, desde que foi instituída ela conduziu dez ciclos de premiação do PNQ e entregaram 198 relatórios deavaliação para todas as organizações candidatas, 35 delas receberam a visita dos examinadores, dentre as quais treze receberam o troféu do Prêmio Nacional da Qualidade.
Até 2001, mais de 7.300 profissionais haviam sido treinados pela FPNQ na aplicação dos critérios de excelência estabelecidos pela instituição destes 1943 atuaram efetivamente. Além disso, a FPNQ distribuiu cerca de 200 mil exemplaresdos critérios de excelência do PNQ e foram realizados 36 seminários "Em busca da excelência" (nove internacionais), com um total de 8.100 participantes.
A FPNQ estimulou e participou da criação de diversas premiações setoriais e
regionais, como a Petrobras, o Senai, as Delegacias Federais de Agricultura, a Sadia, a Siemens, a Gerdau e outras.
O Prêmio Nacional da Qualidade representa umaimportante marca na conscientização do empresariado brasileiro para a importância da qualidade, enquanto qualidade destacada como valioso instrumento de garantia de competitividade dentro de um mercado cada vez mais globalizado. Não há ainda nenhuma ação direta da FPNQ voltada para as instituições educacionais No campo específico da educação, merece ser relevada, entre tantas iniciativas eprovidências governamentais tomadas em prol da qualidade, a obrigatoriedade da avaliação institucional a partir de 1996. Já existiam
anteriormente algumas iniciativas em prol da qualidade na educação, mas é a partir desse ano que por exigência de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394/96), fica estabelecida a avaliação institucional como um mecanismo indispensável para as escolaselevarem o nível de qualidade.
Já no final do 2º Milênio o movimento brasileiro pela qualidade era o segundo mais rigoroso programa em favor da qualidade em todo mundo, segundo os especialistas japoneses. Agora uma síntese do movimento brasileiro em prol da qualidade.
1876 Criação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas – INPM, RJ.
1922 Criação do Instituto Nacional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução da qualidade
  • evolução da qualidade
  • Evolução da qualidade
  • A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
  • Evolução da qualidade
  • A evolução da qualidade
  • Evolução da qualidade
  • evolução da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!