A evolução do processo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE PERNAMBUCO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

DISCIPLINA: ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAS
PROFESSOR: MARCOS ANTÔNIO FONSECA CALADO

A EVOLUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

ADAILZA ROCHA DE CARVALHO
DANIELA DORNELAS REIS ANDRADE
FABIANA HERMES MUNIZ

CARUARU
2011

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03
II. TEORIA ............................................................................................................... 04
III. EXEMPLO PRÁTICO ......................................................................................... 09
IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 13
V.REFÊNCIAS ........................................................................................................ 13

I. INTRODUÇÃO
Com o advento e avanço de novas tecnologias de informação e comunicação, bem como com a globalização nos vários setores do mercado de trabalho, é nítida a importância da adaptação nos processos de atração e seleção de pessoas. As eminentes possibilidades demudança exigem dos funcionários rapidez de raciocínio, capacidade de adaptação e de improvisação. Além disso, as pessoas deixam de ser vistas como simples recursos e passam a ser enxergadas como uma competência essencial da organização.
Na “era do conhecimento” o grande diferencial qualitativo das organizações passa a ser a qualidade da gestão das pessoas, sendo utilizada, estrategicamente, comovantagem competitiva entre as mesmas. Uma empresa ao selecionar seus candidatos se focava em suas habilidades técnicas para o cargo a ocupar. Atualmente, os novos modelos de competência exigem uma reformulação de alguns conceitos, tendo em vista que as empresas precisam alterar estratégias, mudar processos, tudo de forma rápida e decisiva para manter-se competitiva no mercado. A área de recursoshumanos precisa ser capaz de encontrar pessoas com potenciais diferenciados para inseri-las nas esferas mais estratégicas da organização.
Diante destas mudanças, o processo de recrutamento passa a perceber o ser humano em sua totalidade, avaliando, principalmente, seu potencial emocional e intelectual. É imprescindível que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma,comprometimento com a missão, visão e valores da empresa, comunicabilidade e inteligência emocional para um bom desempenho profissional, associado aos conhecimentos administrativo e técnico. Dentro da organização estes aspectos são primordiais, e é através destas habilidades que o funcionário saberá lidar com diferentes situações que possam vir a acontecer na empresa.
O processo seletivopoderia ser pensado inicialmente apenas como a escolha da pessoa certa para o lugar certo, visando o aumento da eficiência e do desempenho ou, ainda, como reposição em uma vaga existente. Hoje, diante das novas exigências do mercado de trabalho não é mais permitido que os valores humanos passem despercebidos e a função do departamento de recursos humanos é saber como lidar com essas novas exigências. Épreciso que também estejam em constante processo de aperfeiçoamento, não se esquecendo do legado principal da organização: sua cultura, pois ela tem uma importância fundamental na seleção de um candidato em potencial.

II. TEORIA
O recrutamento e a seleção de pessoas é um processo antigo, sendo observado assim que se iniciou a organização dos povos, onde começou a existir uma preocupação emavaliar as pessoas com a intenção de escolher as mais aptas para executar atividades específicas. Tanto no mundo antigo, quanto na idade moderna esses processos estavam direcionados principalmente para as forças militares, onde o principal critério para a avaliação das pessoas residia em aspectos anatômicos, como os de compleição e força física. Esta tendência só começa a mudar com a Revolução...
tracking img