A evolução do pensamento político

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1796 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A política inexoravelmente está ligada à concepção de poder. A política consiste, segundo o entendimento de Hobbes, "nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem"; ou, como a visão de Russell, que vê a política como um "conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados".[14] Segundo Bobbio, o poder é a imposição de um sobre o outro, é a imposição de uma vontade sobre a outravontade. Já o poder político pertence à categoria do poder do homem sobre outro homem, não à do poder do homem sobre a natureza. A relação do poder político pode ser percebida de mil maneiras: por exemplo, na relação entre governantes e governados; entre soberano e súditos; entre Estado e cidadãos; entre autoridade e obediência. Há, segundo Bobbio, várias formas de poder do homem sobre o homem e opoder político é uma delas. Já Aristóteles, no período clássico, distinguia três formas de poder: o poder paterno, o poder despótico e o poder político. Da mesma forma John Locke, na modernidade, na obra Segundo tratado sobre o governo, apresenta o poder paterno, que se sustenta na natureza; o poder despótico, sustentado no castigo e o poder civil tendo como fundamento o consenso.
Na Modernidade, oconceito de poder, na sua visão ampla, resumem-se, segundo Bobbio, no poder econômico, no poder ideológico e no poder político:
O primeiro é o que se vale da posse de certos bens, necessários e considerados como tais: "numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter um certo comportamento, consistente e, sobretudo na realização de certo tipo de trabalho".[15] Estessão os donos dos meios de produção, que têm a posse da terra e das indústrias e têm a empresa em seu nome; em oposição, está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho (mão-de-obra), única força que tem para, em troca, receber um salário mínimo.
O poder ideológico se baseia na influência das idéias formuladas pelo poder dominante. É claro, tais idéias são expressas, em certascircunstâncias, "por uma pessoa investida de autoridade e difundida mediante certos processos, exercem sobre a conduta dos associados".[16] Os formadores de idéias têm a função de consenso, isto é, de criar idéias que mantenham as estruturas intactas, preservando a classe dominante. A família, as religiões, a escola, os meios de comunicação sociais e o direito (lei) são alguns dos aparelhos(instituições) que dão sustentação ao sistema.
O poder político tem a estrutura burocrática (administrativa) a seu favor, quem detém o poder econômico e o poder ideológico tem conseqüentemente, o poder político. O poder político utiliza-se, muitas vezes, de instrumentos mediante os quais exerce a força física (armas de toda espécie e potência). É o poder que utiliza a força (coação), empregando as maisdiferentes formas de violência, para garantir a permanência dos privilégios de determinado grupo. Todas as três formas de poder se fundamentam e mantêm uma sociedade de desiguais. Isso significa: "dividida em ricos e pobres, com base no primeiro; em sábios e ignorantes, com base no segundo; em fortes e fracos, com base no terceiro; genericamente, em superiores e inferiores".[17] A teoria marxistaanalisa a sociedade de acordo com esse esquema: a base real, ou também chamada de estrutura, que compreende o sistema econômico e a superestrutura que conta com a força do sistema ideológico, capaz de criar e disseminar idéias dos mais variados tipos, utilizando a persuasão, ou, popularmente falando, a "cantada" para legitimar os atos da superestrutura. Durante séculos perduraram dois tipos de poder: opoder espiritual (que atualmente chamaríamos de ideológico) e o poder temporal que unificou o dominium (poder econômico) e o imperium (poder político).
O poder político diferencia-se dos demais por utilizar-se da força, visando sempre, segundo Bobbio a "monopolização da posse e uso dos meios com que se pode exercer a coação física".[18] A teoria hobbesiana é evidenciada na estruturação do...
tracking img