A política inexoravelmente está ligada à concepção de poder. A política consiste, segundo o entendimento de Hobbes, "nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem"; ou, como a visão de Russell,que vê a política como um "conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados".[14] Segundo Bobbio, o poder é a imposição de um sobre o outro, é a imposição de uma vontade sobre a outravontade. Já o poder político pertence à categoria do poder do homem sobre outro homem, não à do poder do homem sobre a natureza. A relação do poder político pode ser percebida de mil maneiras: porexemplo, na relação entre governantes e governados; entre soberano e súditos; entre Estado e cidadãos; entre autoridade e obediência. Há, segundo Bobbio, várias formas de poder do homem sobre o homem e opoder político é uma delas. Já Aristóteles, no período clássico, distinguia três formas de poder: o poder paterno, o poder despótico e o poder político. Da mesma forma John Locke, na modernidade, naobra Segundo tratado sobre o governo, apresenta o poder paterno, que se sustenta na natureza; o poder despótico, sustentado no castigo e o poder civil tendo como fundamento o consenso.
Na Modernidade, oconceito de poder, na sua visão ampla, resumem-se, segundo Bobbio, no poder econômico, no poder ideológico e no poder político:
O primeiro é o que se vale da posse de certos bens, necessários econsiderados como tais: "numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter um certo comportamento, consistente e, sobretudo na realização de certo tipo de trabalho".[15] Estessão os donos dos meios de produção, que têm a posse da terra e das indústrias e têm a empresa em seu nome; em oposição, está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho (mão-de-obra),única força que tem para, em troca, receber um salário mínimo.
O poder ideológico se baseia na influência das idéias formuladas pelo poder dominante. É claro, tais idéias são expressas, em certas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). A evolução do pensamento político. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Do-Pensamento-Pol%C3%ADtico/194835.html

MLA

"A evolução do pensamento político" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Do-Pensamento-Pol%C3%ADtico/194835.html>.

MLA 7

"A evolução do pensamento político." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Do-Pensamento-Pol%C3%ADtico/194835.html>.

CHICAGO

"A evolução do pensamento político." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Do-Pensamento-Pol%C3%ADtico/194835.html.