A evolução do latim e a origem da língua portuguesa

A evolução do Latim e o surgimento da língua Portuguesa


O latim é uma língua antiga originária da região do Lácio, onde atualmente está localizada a cidade de Roma na Itália. Acredita-se quea língua latina tenha surgido a partir do antigo indo-europeu, idioma composto por diversas centenas de línguas e dialetos. Seu alfabeto era baseado no itálico antigo, uma derivação do alfabetogrego.
A princípio, o latim era a língua usada apenas na cidade de Roma, no entanto com a expansão do Império Romano após a segunda Guerra Púnica, essa língua passou a ser difundida por toda apenínsula Ibérica, pois dentre os vários costumes que o Império Romano impunha sobre os povos que habitavam os territórios conquistados, a língua era uma delas. Essa mescla entre o idioma local e o latim fezcom que o latim se diversificasse e dessa origem a outras línguas, inclusive a língua portuguesa.
Os primeiros textos escritos em português surgem no século XIII. Nessa época, o português não sedistinguia do galego, língua falada na província da Galícia. Essa língua comum – o galego-português ou galaico-português – é a forma que toma o latim no ângulo noroeste da Península Ibérica.
Apartir do fim do século XV e do XVI, houve uma grande expansão do português para outras partes do mundo, com as grandes navegações e a constituição de colônias portuguesas na América, na África e naÁsia. Assim como o latim se modificou historicamente e se diversificou em contato com outras línguas, o português também sofreu e sofre modificações, isso por se tratar de uma língua viva.
Com adistância da metrópole e a influência da língua indígena presente em nosso país, o idioma do Brasil colônia foi ganhando independência e apresentando várias diferenças com o português europeu. Essasdiferenças abrangem a pronuncia, o vocabulário, os pronomes, sua colocação nas frases, concordância nominal e verbal, entre outros aspectos que poderiam ser citados, configurando um denso quadro de...