A evolução do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração

juarez tavares paixão de souza
lazaro pereira monteiro neto
maria ivanete andrade de assis
maria izabel almeida de souza
martanieli da silva pereira

A EVOLUÇÃO DO ADMINISTRADOR

Castanhal
2011

juarez tavares paixão de souza
lazaro pereira monteiro neto
maria ivanete andrade de assis
maria izabel almeida de souza
martanielida silva pereira

A EVOLUÇÃO DO ADMINISTRADOR

Trabalho apresentado a disciplina de Administração da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.ª Adriana Vinholi Rampazo
Prof. Marcelo Silveira
Prof.ª Márcia Bastos
Prof. Wilson Sanches

Castanhal
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

3 PESQUISA.............................................................................................................12

4 COMCLUSÃO ........................................................................................................17

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 19

INTRODUÇÃO
Este trabalho faz uma breve viagem pelas três correntes do pensamento ocidental que maisinfluenciaram a sociologia, expressas através dos estudos e análises de Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Pretende apresentar um panorama geral da forma como esses três teóricos interpretam a sociedade capitalista e sua visão da educação e da instituição escolar.
O capítulo inicial apresenta o cenário político, social e econômico da Europa entre os séculos XVI e XVII. Seu objetivo é o deapresentar as condições em que nasce a sociologia, possibilitando uma compreensão maior e mais efetiva dos objetivos dessa ciência.
Segue-se um resumo das teorias sociológicas de Durkheim. Neste capítulo faz-se uma relação entre a produção teórica deste autor e a necessidade da justificação e ordenamento do capitalismo, no campo das idéias e das ciências sociais, como modo de produção hegemônico nasociedade.
Uma explanação das teorias de Karl Marx vem no capítulo a seguir. Aqui são expostos seus principais conceitos e sua visão do papel da educação como reforço da ideologia de uma classe dominante. Neste capítulo, muito brevemente, também aparecem argumentos que questionam uma teoria sociológica especifica de Marx e apontam para a identificação do pensamento marxista como uma visãototalizante dos aspectos da sociedade e do homem como seu agente de transformação.
O metódico Max Weber e suas contribuições para a sociologia moderna são vistos no capítulo subseqüente ao de Marx. Nesta parte, é dada relevância às teorias de dominação e da burocratização e institucionalização típica da sociedade capitalista. A escola neste capítulo, enquanto instituição social burocratizada econtroladora, também merece atenção especial.
Finalmente, o sumo gratificante retirado deste trabalho, expresso na Conclusão, vem na forma do seguinte entendimento: para um agir consciente sobre a realidade, em nosso cotidiano e até mesmo em nossas relações mais simples, é fundamental um conhecimento cada vez mais longe da ingênua aparência dos fatos, que supere as visões simplistas e superficiaistípicas do senso comum.

DESENVOLVIMENTO
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades. 
Percebe-se que paradesenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização. 
Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. 
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e...
tracking img