A evolução da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
A análise temporal da história da Administração, aprofunda reflexões atuais sobre o porquê dos muitos equívocos administrativos ainda praticados nas gestões das organizações em todo o mundo. Se os livros clássicos estão repletos de dados, de algumas tentativas bem sucedidas, outras nem tanto, do modo como gerir os sistemas organizacionais, é possível que os erroscometidos, possam ser explicados pelas colocações de Ramos (1983, p.3), onde destaca-se que o "estudo científico da administração está destinado a frustrar-se quando isola um de seus elementos, tornando-se tentativa de explicação do todo pela parte". Provavelmente este tenha sido o erro dos executivos e de muitos críticos: olhar a administração de forma fragmentada, isolando fatos de forma aencerrar-se em si mesmo, sem contudo considerar o contexto, o momento, a situação, o ambiente e o eco-sistema em que os acontecimentos estão inseridos.

A totalidade, diz Ramos (1983, p.3), "alerta o estudioso para o imperativo de considerar não só a estrutura interna da administração, como as suas relações com as outras esferas da vida social. O estudo científico do fato e do sistema administrativo énecessariamente pluridimensional"

Assim sendo, a administração não deve ser estudada somente a partir das obras de Taylor e Fayol, considerados os precursores da Administração Científica. Para entender os primeiros passos da administração científica e os seguintes, recorrer aos fatos históricos que a antecederam, torna-se imperativo.

2.1 Os personagens

A evolução da administração descritana obra de Guida (1980), é um exemplo claro da importância que deve ser dada aos que antecederam a fase científica da administração. O autor cita o trabalho de Bertram Gross, um historiador que enxergou a atividade administrativa e o seu caráter evolutivo, nos antigos conselhos administrativos de Confúcio sobre o modo de "governar o Estado"; cita também George Jr e o período medieval, ponte entrea antigüidade clássica e o renascimento - o arsenal de Veneza, que representa excelente retrato do estado de consciência administrativa, do pensamento e das práticas empresariais da época. Destaca Guida as idéias de Thomas More, com a sua administração da sociedade ideal; e Machiavelli, com os conselhos ao Príncipe, em que os administradores devem estar apoiados nos seguintes princípiosadministrativos: consentimento da gestão, coesão, liderança e vontade de sobrevivência.

Dentro deste contexto poderia ser igualmente mencionado, Roberts (1989), com os Segredos de Liderança de Átila, o Huno, considerado por muitos, como a mais original obra sobre administração. Átila, o Huno, grande líder, transformou um bando de mercenários e hordas bárbaras, em um exército disciplinado e um povoorganizado. Com sua sabedoria e diplomacia e com sua habilidade em negociar, liderar e delegar, formou o mais temido e poderoso exército, colocando em pânico o Império Romano. Átila mostra com invulgar competência, que a arte de administrar requer inteligência e habilidade no relacionamento.

Ainda segundo Guida (1980), contribuíram também para a evolução da administração, vários outros personagensde nossa história, tais como: o filósofo grego Aristóteles (384 a. C - 322 a. C), que impulsionou a formulação de uma ciência da administração baseada na observação dos fatos da natureza e não apenas em abstrações. Na mesma linha de interesse pela natureza, observações, fatos, experiências e aplicação da razão à observação e à experimentação, encontram-se Roger Bacon, Leonardo da Vinci e FrancisBacon. Seguem a estes, Montesquieu, autor do Célebre "L'Esprit des Lois, publicado em 1748, exercendo grande influência no conhecimento universal, fornecendo o embasamento democrático de governo. René Descartes ( 1596 - 1650 ) outro nome ilustre, celebrizado pela obra, "O discurso do método", publicado em 1637, cujas regras e os fundamentos do método científico constituíram a base da investigação...
tracking img