Evoluir para atender aos cidadãos
Analisando a evolução administrativa pública brasileira, podemos notar que essa evolução se deu por meio de três modelos básicos que são: Patrimonialista, burocrático e a nova gestão pública ou gerencial. Contudo, é mister destacarmos que atualmente o que prevalece não é apenas o modelo gerencial. É notório que esses três modelos se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer um deles seja completamente abandonado. Porém, tem-se como norte a busca doatendimento às necessidades implícitas e explícitas dos cidadãos.
Na administração pública patrimonialista temos segundo o Plano Diretor do Aparelho do Estado (PDRAE/MARE,1955) que:
No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo deadministração. No momento em que o capitalismo e a democracia se tornam dominantes, o mercado e a sociedade civil passam a se distinguir do Estado. Neste novo momento histórico, a administração patrimonialista torna-se uma excrescência inaceitável.
Assim, podemos notar que a administração patrimonialista é marcada por forte corrupção, clientelismo e corporativismo os quais se fazem presente até hoje em nossa administração pública.
Já com relação ao segundo modelo, o burocrático, podemosperceber que ele veio tentar combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Preocupou-se com os resultados, mas como consequência disso, diz José Matias Pereira, o Estado perdeu a noção básica, que é servir a sociedade.
Conforme o Plano diretor do Aparelho do Estado, o modelo burocrático:
Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). A evolução da administração pública brasileira, os desafios existentes e as estratégias adotadas na busca do atendimento às necessidades implícitas e explícitas dos cidadãos.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Da-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-Brasileira/91914.html

MLA

"A evolução da administração pública brasileira, os desafios existentes e as estratégias adotadas na busca do atendimento às necessidades implícitas e explícitas dos cidadãos." TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Da-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-Brasileira/91914.html>.

MLA 7

"A evolução da administração pública brasileira, os desafios existentes e as estratégias adotadas na busca do atendimento às necessidades implícitas e explícitas dos cidadãos.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Da-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-Brasileira/91914.html>.

CHICAGO

"A evolução da administração pública brasileira, os desafios existentes e as estratégias adotadas na busca do atendimento às necessidades implícitas e explícitas dos cidadãos.." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Da-Administra%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-Brasileira/91914.html.