A evolução comercial e suas implicações no espaço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO COMERCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO

Érica Marinho Lima
NEAT-UFU
PIBIC/CNPq- Instituto de Geografia-UFU
erica_marinho_lima@yahoo.com.br

Geisa Daise Gumiero Cleps
NEAT-UFU
Profa. Dra. Do Instituto de Geografia-UFU
gdgumiero@ras.ufu.br

RESUMO
A atividade comercial atual se constitui a partir de fatos importantes desenvolvidos ao longo do tempo, que forneceminformações diante dos mecanismos fundamentais do comércio, da importância dos grandes fluxos no mundo, das distintas escalas geográficas e dos arranjos produtivos, fornecendo um quadro geral das estruturas, da reprodução e das territorialidades do comércio internacional, juntamente com os fatores socioeconômicos e culturais e suas implicações no espaço. Assim, com o conhecimento dos principais fatos etransformações apresentadas através de toda a história conhecida da humanidade a cerca do comércio Internacional, a perspectiva de reflexão da evolução do comércio internacional e a produção do espaço mundial se torna possível. Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar a origem, o desenvolvimento e dinâmica recente do comércio internacional.

Palavras-Chave: Comérciointernacional. Cronologia histórica. Relações internacionais.

INTRODUÇÃO
Este artigo integra o projeto “Comércio internacional: dinâmica e implicações na produção do espaço” e consiste numa proposta que visa dar continuidade ao projeto de PIBIC, apoiado pelo CNPq no ano de 2011 - 2012, o qual almejava contribuir para os estudos acerca do comércio internacional inserido no espaço.
A atividadecomercial é considerada como uma das atividades econômicas mais importantes da atualidade surgiu a partir da necessidade de se trocar objetos. Portanto, constitui-se como uma das formas mais antigas de negociação entre os homens.
Ao estudar esta temática, considerando às principais transformações que tem ocorrido com o sistema produtivo mundial, depara-se com estratégias comerciais que fazem com que asrelações de intercâmbio desenvolvam-se dentro de um modelo que gera injustiças, desigualdades e marginalidade.
Na nova ordem, os países desenvolvidos importam produtos que representam custos altos se fossem produzidos em sua nação, principalmente no que diz respeito à mão-de-obra utilizada. Por outro lado, os países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é menos remunerada, dependem daexportação de matérias-primas para os países mais ricos para poder sobreviver.
Isso gera desigualdades de intercâmbio entre os países do Norte e do Sul. Dessa forma, a divisão internacional do trabalho, imposta através do comércio realizado entre os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, perpetuou a especialização e a dependência desses em alguns produtos o que contribuiu para a perda da autonomiaeconômica, alimentar e para a destruição de seus territórios.
O comércio internacional constitui-se como a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do Produto Interno Bruto (PIB). Esteve presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornaramcrescente nos últimos séculos. O avanço industrial e dos transportes, o processo de globalização econômica e o surgimento das corporações multinacionais proporcionaram grande impacto no incremento dessa atividade.
Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar a origem, o desenvolvimento e dinâmica recente do comércio internacional.

METODOLOGIA
Para a realização destetrabalho foi efetuado procedimentos metodológicos de investigação através de levantamentos bibliográficos e de informações sobre o tema que auxiliem e ofereçam todos os aspectos importantes para as análises propostas. Por meio de uma bibliografia especializada, retrospectiva e atualizada que caracteriza a relevância do comércio internacional, realizou-se uma análise das informações existentes,...
tracking img