A etiologia, patogênese e fisiopatologia dohiv

913 palavras 4 páginas
ETIOLOGIA:
Segundo pesquisadores origem do vírus HIV, que causa a Aids, foi encontrada em chimpanzés vivendo no sul de Camarões, no continente africano no final do século XIX. Acredita-se que caçadores de chimpanzés foram os primeiros seres humanos a contrair o vírus. A aids foi reconhecida pela primeira vez pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em 1981. De acordo com cientistas, como os casos eram raros e os sintomas de Aids diferentes entre indivíduos, demorou 50 anos para que o HIV fosse identificado, e foi em 1981 também nos EUA que a partir da identificação de um elevado numero de pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais moradores de São Francisco em NY, que apresentavam sarcoma de kaposi, peneumonia, e comprometimento do sistema imunológico que se levou a conclusão de que se tratava de uma nova doença, ainda não identificada e de etiologia provavelmente infecciosa. A aids hoje é considerada uma pandemia (epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras). Em 2007, estimava-se que 33,2 milhões de pessoas viviam com a doença em todo o mundo e que a aids tenha matado cerca de 2,1 milhões de pessoas, incluindo 330.000 crianças. Mais de três quartos dessas mortes ocorreram na África Subsaariana.

PATOGÊNESE
-A entrada do vírus na célula é feita pelos receptores de membrana, esses receptores interagem com complexos protéicos que estão associados ao envelope viral.
-Quando o HIV se aproxima da célula alvo ele é atraído e se liga aos receptores onde há a fusão das duas menbranas.
-o núcleo capsídeo entra na célula havendo a decapsidação e sendo liberado 2 filamentos de RNA viral e 3 enzimas: a integrase, a transcriptase reversa e a protease.
-a transcriptase reversa inicia a transcrição reversa do RNA viral. Ela tem dois domínios catalíticos, o sitio ribonuclease-H ativo e o sítio polimerase ativo.

Relacionados