A etica nos pequenos atos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo crítico do artigo “A ética dos pequenos atos” - publicado em 07 de novembro de 2006 na Revista VOCÊ S/A

O artigo aponta alguns conceitos éticos por meiode um relato de uma situação cotidiana num aeroporto.
A mídia apresenta diariamente casos de fraude e corrupção, levando o cidadão a criar uma imagem negativa dospolíticos, que deveriam ser aqueles que usam o poder público com ética e honestidade, a fim de promover o bem comum e a justiça no meio social. Porém, o cenário dapolítica brasileira é bem diferente, muitos se utilizam do tão conhecido “jeitinho brasileiro” para se promover, prejudicando assim a população em geral.
Tais políticospassam por dilema ético, decorrente da escolha entre um desejo pessoal e o dever, entre um bem comum e o bem de alguns. No entanto, quase nunca optam pelo correto,pelo bem comum.
Com base nesse contexto, o autor do artigo faz um pré-julgamento do que seria a atitude do político numa determinada situação, numa fila paraembarque num aeroporto. Mas se impressiona quando percebe que o político teve uma atitude ética naquele momento.
E ele ainda menciona a meritocracia: se a pessoaconsegue vencer seus interesses privados e por dever age tendo em vista o interesse comum, ela se coloca um sobre valor (mérito).
O autor brilhantemente concluiseu artigo citando Platão: “Ética sem competência não se instala. Competência sem ética não se sustenta.”
Se a sociedade anseia e clama por um país ético,honesto, digno, deve-se começar todo o processo em cada indivíduo, nos pequenos atos e assim o Brasil será a nação com que todo cidadão brasileiro sonha.
tracking img