A etica na profissao do solicitador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ética na profissão do Solicitador

[pic]

Câmara dos Solicitadores
Estágio 2010/2011

1 – a ética

Introdução

A Ética assumiu e assume enorme relevância, na vida de todos nós no dia a dia, é urgente a compreensão da ética como pensar fundamental neste tempo a necessitar de regeneração e mudança para uma civilização com dignidade à escala planetária na defesa de um humanismo quenão deverá nunca separar-se mas sim basear-se na liberdade , justiça e na bondade.

A ética é um dos conceitos filosóficos mais essenciais do pensamento humano e, talvez, o mais esquecido na actual sociedade individualista e consumista.
Ela deve ser caracterizada e sempre presente nas reflexões que procuram atingir o significado profundo de alguma questão, pois sintetiza a evolução do conhecimentoatravés de uma análise criteriosa e avaliativa do pensamento humano em direcção a um melhor entendimento do mundo.

A ética contribui para o equilíbrio e o bom funcionamento da sociedade, uma vez que está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética, como característica inerente a toda acção humana, é uma componente vital na produção da realidade social.

O estudo da ética ébastante antigo, tendo iniciado com os filósofos da Antigüidade. Actualmente, o seu campo de actuação ultrapassa os limites da filosofia e diversas outras áreas do conhecimento dedicam-se ao seu estudo, tais como o Direito, a Sociologia, a Psicologia, a Biologia e outras

CONCEITO DE ÉTICA

Derivada do termo grego ethos a ética significa o caráter, o modo de ser de uma pessoa.

Diversos são ospensadores que estabelecem entendimentos sobre o conceito de ética. Para Vázquez a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano” (VÁZQUEZ, 2000, p. 23).

Por sua vez também se afirma que a ética tem sido entendida como ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes e encara a virtude comoprática do bem e esta como promotora da felicidade dos seres,

A filósofa Marilena Chauí apresenta a seguinte definição de ética:

A ética, que estuda a acção do homem enquanto alguém que deve ser preparado para viver na Cidade, estabelece os princípios racionais da acção virtuosa, isto é, da acção que tem como finalidade o bem do indivíduo enquanto ser sociável que vive em relação com outrosé possível afirmar que a ética trata dos juízos de apreciação da conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal O bem deve sempre ser o objectivo a ser alcançado quando apresentadas situações divergentes.

Para a ética, o importante não é o favorecimento de um indivíduo ou de um determinado grupo de sujeitos: o alvo não é o pessoal e singular; mas o colectivo e universal. A ética escolhe asmais perfeitas acções fundamentando-se no benefício de toda a comunidade humana, por isso, deve ser baseada numa constante reflexão dos actos humanos.

Nesse sentido, Deve-se ter muito cuidado para não confundir ética com moral. A ética é o fundamento da moral.

a ética é um modo de vida, uma vivência existencial que, guiada pela razão, procura pelo caminho das virtudes atingir a plenitudehumana e, assim, a felicidade e o bem-estar.
A moral seria a aplicação, aqui e agora, no tempo e no espaço, dessa vivência ética, prática que pode variar conforme cultura, história e tempo.

Em síntese a ética é o estudo da moralidade do agir humano, como um guia para a actividade humana numa perspectiva de efectiva autonomia da vontade com inteira liberdade e responsabilidade com prioridades para aacção com prévia hierarquia de valores.

2 - O conceito de Ética Profissional

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a acção "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite o seu semelhante no exercício da...
tracking img