A etica como fator primordial nos trabalhos periciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4796 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÉTICA COMO FATOR PRIMORDIAL NOS TRABALHOS PERICIAIS¹

Marlon de Andrade Mendes²
Thiago Henrique Alves Martins²
Jacirley Lemos³
Anete Cordeiro4

RESUMO

A Perícia Contábil é um aglomerado de procedimentos empregados por um profissional contábil no qual domina profundamente e amplamente os conhecimentos da contabilidade, no intuito de ministrar um parecer ou uma opinião sobre questõesrelacionadas com os Patrimônios das entidades físicas ou jurídicas. Tendo o objetivo à comprovação, a prova ou demonstração contábil da verdade real.

Palavras-chaves: Perícia contábil; profissional contábil; procedimentos contábeis.

ABSTRACT

The Forensic Accounting is a cluster of procedures employed by a professional accounting in which dominates deeply and widely knowledge of accounting,in order to give an opinion or an opinion about issues related to the Wealth of the entities or corporations. Having the goal to proof, evidence or financial statement of actual truth.

Keywords: Forensic accounting, professional accountant, accounting procedures.







¹ Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Faculdade Santa Helena como requisito paraobtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis
² Concluintes do Curso de Bacharelado CTBN621, 2010, 1º semestre
³ Professor (a) orientador (a) da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso
4 Professor (a) da disciplina Estágio Supervisionado II



1. INTRODUÇÃO

Atualmente o pensamento ético moderno está sendo tratado com muita assiduidade, e para que uma pessoa se socializemelhor esta precisa ter um comportamento fundamentado no respeito com a sociedade.

A perícia contábil é uma das diversas especialidades da ciência contábil. É necessário que o perito possua completo domínio e conhecimento da área para que possa analisar e concluir sobre ela sem qualquer de dúvida. Além disso, são inerentes à ética, a moral e um conjunto de virtudes, características queprecisa possuir para exercer essa tarefa.

A requisição da Ética é fundamental atualmente consiste em recuperar a possibilidade de restaurar relacionamentos de comunhão de pessoas e sociedade. Ética atualmente constitui em bem estar social, os hábitos, costumes, o modo de viver das pessoas, quando há alteração desse modo de viver, muda também os conceitos e o novo paradigma que se faz daÉtica moderna hoje, é uma civilização cada vez mais desenvolvida intelectualmente, desenvolve-se ao mesmo tempo o seu poder culto e a requisição tornando-se cada vez mais permanente em qualquer área que influencie o bem estar social, nisso o indivíduo e especialmente os líderes têm que assumir um compromisso para a melhoria da vida social.

Rocha & Santos (1995, p.12) afirmam que sobesta perspectiva:

O compromisso moral e ético do perito para com a sociedade e para com sua classe profissional constitui o principal lastro de sustentação da realização profissional. Ressalta, também que, está inserido no contexto moral e ético a capacidade de estar sempre atualizado e preparado para o trabalho de boa qualidade, com valor social. Conhecer os códigos de éticacontábil e pericial é condição indispensável ao profissional.

Portanto, o exercício da profissão de perito requer bom equilíbrio emocional, moral, legal, capacidade técnica e uma responsabilidade enorme para que suas afirmações sejam consideradas pelas partes e autoridades como um meio de prova. Ante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo verificar, qual a influência da éticano laudo pericial contábil para a decisão dos juízes em processos nas varas cíveis.

Segundo Vasquez (1995, p. 12) a ética “é a teoria, a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética, é a ciência de um desenho específico de comportamento humano”.
Segundo Motta (1984, p. 69):
A ética é baseada na filosofia de valores compatíveis com a natureza e o...
tracking img