A eterna busca da realidade(a tipologia de jung)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1.5 A tipologia de Jung
Jung descreve as potencialidades dos indivíduos que poderiam desenvolver para chegar à autorrealização. Produziu um modelo de tipologia e gerador de pesquisas que resultaram em testes de características comportamentais.
Percebeu que as ações das pessoas podiam se oscilar entre pólos opostos. Combinando estes pólos entre si, chega a dezesseis tipos de personalidades. Ospólos são:
.extroversão (E) e introversão (I);
.pensamento (thiking)(T) e sentimento (feeling)(F);
.sensação (S) e intuição (N);
.julgamento (j) e percepção (P).
Um indivíduo extrovertido, prático, realista, na qual percebe a utilidade de suas ações é classificado como um indivíduo “ESTJ”. Já aquele indivíduo com pouca comunicação, onde sua aprendizagem voltada para projetos independentes,tão pouco se preocupa com as tendências á idealizações.
2.2.1 Uma visão psicossocial do Desenvolvimento (Winnicott e Erikson)
Na visão de Winnicott a criança desde sua infância já depende de muito carinho, amor e atenção da mãe, não descartando a participação do pai no desenvolvimento e amadurecimento do mesmo. Considera-se uma necessidade da criança ser tratada como deve ser e não como um adulto,onde a sociedade influência o meio em que ás vive.
2.2.2 Desenvolvimento e sociedade
Já Erikson considera que para um indivíduo desde o nascimento até á morte, a influência da sociedade e o meio em que vive é super importante para o amadurecimento físico e psicológico do mesmo.
A seguir são descritas as “oito idades do homem” que contribuem para compreender as influências dos traumas nodesenvolvimento psíquico.
A) Confiança básica
A partir de seu nascimento o bebê já precisa de carinho, atenção, alimentar-se, dormir e ter conforto. Com esta rotina de cuidados ele passa a ter confiança e segurança em si mesmo e nos adultos. Quando um bebê não é aceito pela mãe provoca um sentimento de abandono, onde futuramente podem causar transtornos gravíssimos ocasionando a desconfiança básica.B) Autonomia
Neste início a criança já passa a aceitar limitações e obrigações, já distingue o que é bom do que é ruim. Podem se sentir envergonhado ou culpado e na fase adulta já sabe humilhar e punir.

C) Iniciativa
Neste período é a fase de organização física e mental da criança, onde brincar é essencial estabelecendo assim um mundo de transições entre as fantasias infantis e arealidade. Quando atropelada essa fase pode ocasionar muitos transtornos a vida adulta.

D) Indústria (diligência)
Começa a fase de controlar a imaginação onde a competência necessária existe algumas atividades do cotidiano como: operar instrumentos, praticar esportes, estudar permite a criança desenvolver sua inteligência. Onde futuramente desenvolverá um adulto com excelente capacidade em seutrabalho.

E) Identidade
Nesta fase o adolescente passa a se conhecer e a decidir o que quer e o que gosta. A vida sexual passa a ser feita de escolhas, onde a cada dia se troca de parceiros.
Acontecem vários conflitos com os adultos, onde o que se pensa e o que se diz não cabem a ninguém aconselhar. Se ocorrer falha provoca fanatismo e a confusão de papel em seu desenvolvimento.

F) IntimidadeNesta fase jovem adulto já sabe o que escolher, onde surge o amor verdadeiro, sincero e promissor. O mesmo passa a dar valor a pessoa, não vivendo mais de escolhas, passando assim a ter um parceiro íntimo definitivo. Se ocorrer falhas ocasionam ao isolamento, causando assim um mecanismo de defesa que é o elitismo(quando a pessoa não encontra outra “a sua altura”).

G) Generativa
Nesta fase começaas preocupações com os filhos (gerações futuras).A preocupação na transmissão de valores sociais,onde a palavra chave é “cuidado” está fase se manifesta na maternidade ou paternidade.
Se ocorrer falhas podem ocasionar a estagnação e ao autoritarismo, quando o cuidado cede à autoridade.




H) Integridade do ego
Chega à última fase onde o indivíduo experimentou todos os desenvolvimentos...
tracking img