A estrutura e a organização do ensino no brasil

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos como esta formada a estrutura do sistema de ensino no Brasil e sua divisão nos âmbitos FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL
Mostraremos as incumbências, deverese direitos de cada uma dessas divisões, conforme consta nos artigos 8º, 9º, 10º, 11º, 12º da LDB.

NOME: ANDRELINA VITAL COSTA RA: 297726
MARCELA EMILIANA RABELO RA: 297741
VANESSA CRISTINASARACINI DA SILVA RA: 297745

A ESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO BRASIL; aspectos legais e organizacionais.
Quando nos referimos a SISTEMA DE ENSINO a tendência é consideramos o conjunto dasredes (estadual federal e municipal). Sistema compõe um conjunto de elementos e unidades relacionadas e coordenadas entre si, e apesar de estarem relacionadas não estão livres de tensões e conflitos.Sistema, então, seria o conjunto de escolas sob a responsabilidade do município ou do estado por exemplo. Se o Brasil possui ou não um sistema de ensino, há divergências, para o educador Dermeval Savianio Brasil não possui um sistema de ensino, em razão da falta da articulação entre os vários sistemas de ensino nas esferas administrativas.
Nos âmbitos federal, municipal e estadual a educação seestrutura da seguinte forma:
SISTEMA FEDERAL DE ENSINO: Compreende as instituições de ensino mantidas pela UNIÃO, as instituições de ensino superior criada e mantidas pela iniciativa privada e órgãosfederais e educação. Esse sistema compõe-se das seguintes instituições: a) UNIVERSIDADES FEDERAIS; b) INSTITUÇOES ISOLADAS DE ENSINO SUPERIOR; c) CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA; d)ESTABELECIMENTO DE ENSINO MÉDIO; e) ESCOLAS TECNICAS FEDERAIS AGROTECNICAS f) ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO vinculado as universidades (colégios de aplicação); g) COLÉGIO PEDRO II; h) INSTITUIÇOES DEEDUCAÇÃO ESPECIAIS.
SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO E DISTRITO FEDERAL: Compreendem as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder publico estadual e pelo Distrito Federal; Há também...