A estrutura social romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:
1. Introdução................................................................. 4
2. Desenvolvimento.......................................................5
2.1 Monarquia................................................................5
2.2 República.............................................................5
2.3Império................................................................9
3. Referências...............................................................13
4. Anexos......................................................................14
5.Questionário..............................................................16

1.Introdução:
Ao estudarmos a história da cidade Romana a partir de sua fundação podemos dividir em três principais períodos, sendo eles amonarquia (753-509 a.C), a república (509-27 a.C) e o período do império (27 a.C- 476)
Há uma lenda sobre a fundação da cidade de Roma, aonde dois irmãos teriam fundado a cidade.A lenda diz que na cidade de Alba Longa teria ocorrido uma disputa entre dois irmãos pelo poder, decorrente dessa disputa Amúlio tirou o trono de seu irmão até então rei Numitor. Sendo assim a filha de Numitor, RéiaSilvia, teria sido obrigada a ser vestal.Vestal eram mulheres obrigas a morrerem virgens,ou seja impossibilitada de ter filhos, que nesse caso foi para no futuro não pudessem recorrer ao trono de seu avô. Porém deus Marte acabou se apaixonando por Réia Silvia e tendo com ela dois filhos gêmeos.Ao saber do nascimento o rei Amúlio mandou enterrar Réia Silvia viva e que seus dois filhos fossem jogados emum grande cesto no rio Tibre.Eles teriam sido encontrados e amamentados por uma loba e depois criado por um pastor, que mais tarde os daria o nome de Rômulo e Remo.Depois de um tempo eles teriam retornado a cidade de Alba Longa e devolvido o trono ao seu avô, resolvendo depois escolher um local para a criação de uma nova cidade.Rômulo teria achado o local e demarcado com um arado.Remo acha graça dofeito do irmão e acaba o perturbando, sendo morto por ele.Apesar da tragédia a cidade teria sido criada.A lenda é interessante e pode ter sido verdade já que arqueólogos encontraram indícios de uma muralha da mesma época que a lenda.
A partir de sua fundação até o ano de 509 a.C Roma passou por duas formações, desde gentílica, estruturada em torno dos gens, para uma monarquia. Sete reis teriamgovernado Roma sendo eles: os quatro primeiros em regime de alternância entre latinos e sabinos, e os três últimos turcos.
2. Desenvolvimento:
Para podermos explicar melhor as três estruturas sociais romanas, vamos separá-las em três momentos: monarquia, república e período do império; comentando-as em tópicos.
2.1 Monarquia
Um momento caracterizado por lendas.A própria criação da cidade sebaseia numa lenda.Porém a historia diz que a cidade teria sido criada proveniente de uma fortificação militar do século VIII a.C para defender-se dos povos etruscos.
A economia da cidade era baseada nas atividades agrícolas e no pastoreio.A estrutura social era formada pelos patrícios, grandes proprietários, que ofereciam proteção e amparos aos clientes e os plebeus que ocupavam a base dasociedade, são eles os artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.Os escravos dessa época eram plebeus que contraiam dividas que não conseguiam pagar.
A história diz que sete reis teriam governado Roma, sendo o ultimo Tarqüínio, que teria sido expulso do trono devido ao seu despotismo, dando início ao período republicano.

2.2 República
Após Tarqüínio, acusado de ser soberbo, ter sidoassassinado por patrícios que não concordavam com suas propostas e ideias para reformas Roma passou a viver em uma nova fase a república.
As lutas entre patrícios e plebeus continuaram, já que os plebeus queriam uma maior participação política e mais direita. Apesar destas, os patrícios continuaram com a maior participação e construíram a república de forma que o poder fosse monopolizado em suas...
tracking img