A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE ANTISOCIAL E O GESTOR COMPETITIVO

1917 palavras 8 páginas
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE ANTISOCIAL E O GESTOR COMPETITIVO

Objetivo do Trabalho: o presente trabalho tem como objetivo, através de um artigo, identificar as principais características da personalidade anti-social e a relacionar estas características com o perfil de gestores de empresas altamente competitivas.
O artigo escolhido é de autoria de Isabelle Barbosa e Amanda Freire. Os trechos sublinhados dizem respeito às principais características da personalidade anti-social.

“O presente trabalho se dispõe a abordar o transtorno de personalidade antissocial a partir de um viés psicanalítico, explicitando as principais características conhecidas deste transtorno, bem como a estrutura de personalidade em que ele pode se desenvolver.
O CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - 10ª revisão) traz a identificação do transtorno no campo F60.2 – Transtorno da Personalidade dissocial (Anti-Social) e o define como:
Transtorno de personalidade, geralmente vindo à atenção por causa de um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais, e caracterizado por pelo menos 3 dos seguintes:

(A) indiferença insensível para os sentimentos dos outros;

(B) a atitude grosseira e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas sociais, regras e obrigações;

(C) incapacidade de manter relacionamentos duradouros, embora não tendo dificuldade em estabelecê-los;

(D) muito baixa tolerância à frustração e um baixo limiar para descarga de agressão, incluindo violência;

(E) incapacidade de experimentar culpa e de lucrar com a experiência, particularmente punição;

(F) propensão marcante para culpar os outros ou para oferecer racionalizações plausíveis, para o comportamento que levou o paciente em conflito com a sociedade.

Pode haver também irritabilidade persistente como uma característica associada. Transtorno de conduta na infância e adolescência, embora não invariavelmente

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Adolescência
    76217 palavras | 305 páginas