A estrela flamejante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESTRELA FLAMEJANTE

PREÂMBULO

O HOMEM SEMPRE ESTEVE INTRIGADO E FASCINADO PELO CÉU. OS MESTRES DA ANTIGÜIDADE, TANTO NA SUMÉRIA, COMO NO EGITO, NA CHINA, NO MÉXICO OU EM QUALQUER OUTRA CIVILIZAÇÃO ANTIGA, ERAM BASTANTE VERSADOS NA LOCALIZAÇÃO E NAS ÓRBITAS DAS ESTRELAS VISÍVEIS. ELES AS TINHAM CONTADO, CATALOGADO E AGRUPADO, DECLARANDO QUE O NÚMERO TOTAL ERA DE QUASE DUAS MIL ESTRELAS.MAS O L(L(, ESTAVA MUITO À FRENTE DESSES ANTIGOS CIENTISTAS. DE ACORDO COM A BÍBLIA SAGRADA, AS ESTRELAS SÃO TANTAS QUANTO OS GRÃOS DE AREIA DA PRAIA (GÊNESIS 22:17 – 15 PELA SEGUNDA VEZ CHAMOU O ANJO DO SENHOR A ABRAÃO, DO CÉU, 16 E DISSE-LHE: “JURO POR MIM MESMO, DIZ O SENHOR: POIS QUE FIZESTE ISTO, E NÃO ME RECUSASTE TEU FILHO ÚNICO, ISAAC, EU TE ABENÇOAREI. 17 MULTIPLICAREI A TUA POSTERIDADECOMO AS ESTRELAS DO CÉU, E COMO A AREIA NA PRAIA DO MAR); E SIMPLESMENTE NÃO PODEM SER CONTADAS.

A IMENSIDÃO DO ESPAÇO CELESTIAL, – APESAR DE UM GRANDE ESFORÇO CIENTÍFICO ALICERÇADO EM UM APARATO TECNOLÓGICO QUE SE RENOVA DIA A DIA, FOI - E CONTINUA SENDO – UMA GRANDE INCÓGNITA PARA O HOMEM. "PORQUE ASSIM COMO OS CÉUS SÃO MAIS ALTOS DO QUE A TERRA, ASSIM SÃO OS MEUS CAMINHOS MAIS ALTOS DO QUE OSVOSSOS CAMINHOS, E OS MEUS PENSAMENTOS MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS" (ISAÍAS 55:9).

HÁ POVOS DE TODOS OS CANTOS DO PLANETA QUE AFIRMAM TEREM SEUS ANCESTRAIS VINDO DE OUTRAS ESTRELAS OU GALÁXIAS, DENTRE TANTOS, O POVO TIBETANO, DETENTOR DE GRANDE TRADIÇÃO ESOTÉRICA, DESENVOLVIDA DENTRO DA VASTIDÃO DO HIMALAIA.

NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS PLÁSTICOS,PINTORES E DEMAIS ENAMORADOS QUE POR TANTAS E TANTAS VEZES INSPIRAM-SE NAS ESTRELAS PARA “MATERIALIZÁ-LAS” EM SUAS OBRAS.

DEVERAS IMPORTANTE FOI O PAPEL DE GUIA QUE AS ESTRELAS PRESTARAM AOS ANTIGOS NAVEGADORES, PRINCIPALMENTE A ÉPOCA DOS GRANDES DESCOBRIMENTOS, QUANDO OS HOMENS OLHAVAM PARA CIMA PARA PODER ENXERGAR O QUE ESTAVA NO PRÓPRIO UMBIGO.

AS CONSTELAÇÕES QUE FIGURAM NA BANDEIRANACIONAL DO BRASIL CORRESPONDEM AO ASPECTO DO CÉU DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ÀS 8 HORAS E 30 MINUTOS DO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889 (12 HORAS SIDERAIS) E DEVEM SER CONSIDERADAS COMO VISTAS POR UM OBSERVADOR SITUADO FORA DA ESFERA CELESTE, PORÉM MUITO MAIS DO QUE ISTO, AS ESTRELAS NELA PRESENTE, ESPELHAM O BRILHO DA LUTADORA E ESPERANÇOSA GENTE BRASILEIRA.

E QUEM NÃO SE LEMBRA DOS ENSINAMENTOSEVANGÉLICOS DA PRIMEIRA IDADE SOBRE A ESTRELA DE BELÉM, VISTA DESDE ORIENTE ANUNCIANDO O NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, LEVANDO OS REIS MAGOS A JERUSALÉM PARA PRESENTE-A-LO E ADORÁ-LO.

A E( F( NA MAÇONARIA

NA ORDEM MAÇÔNICA A ESTRELA TAMBÉM SE FAZ PRESENTE. TRATA-SE DA ESTRELA FLAMEJANTE QUE FOI ADOTADA NA FRANÇA, EM MEADOS DO SÉCULO XVII , BEM DEPOIS DA FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA OBEDIÊNCIAMAÇÔNICA MUNDIAL, A GRANDE LOJA DE LONDRES, CRIADA EM 1717. O CRIADOR DO RITO ADORINAMITA, O BARÃO DE TSCHOUDY, É QUE VIRIA A ADOTAR A ESTRELA COMO SÍMBOLO MAÇÔNICO, QUE ERA TOTALMENTE DESCONHECIDO DOS ANTIGOS MAÇONS DE OFÍCIO E DOS PRIMEIROS ACEITOS.

DE ORIGEM PITAGÓRICA, QUANTO AO SEU FORMATO E SIGNIFICADO, O SEU SENTIDO MÁGICO ALQUÍMICO E CABALÍSTICO E O SEU ASPECTO FLAMEJANTE FORAM IMAGINADOSOU COPIADOS POR CORNÉLIO AGRIPPA DE NETTESHEIM (1486-1533), JURISTA, MÉDICO E TEÓLOGO, PROFESSOR EM DIVERSAS CIDADES EUROPÉIAS. A MAGIA, DIZIA ELE, PERMITE A COMUNICAÇÃO COM O SUPERIOR PARA DOMINAR O PLANO INFERIOR. PARA CONQUISTÁ-LA SERIA NECESSÁRIO MORRER PARA O MUNDO (INICIAÇÃO).

SENDO A MAÇONARIA UMA OBRA DE LUZ, NELA A ESTRELA FLAMEJANTE, NOS RITOS QUE A ADOTAM, ASSUME A SUA POSIÇÃOHOMINAL, NA QUAL SE INSCREVE A FIGURA DE UMA PESSOA HUMANA, COM QUATRO MEMBROS E UMA ÚNICA PONTA, VOLTADA PARA CIMA, A QUAL REPRESENTA A CABEÇA, A MENTE.


EM NOSSA ORDEM A ESTRELA FLAMEJANTE É O SÍMBOLO DO C(M( UMA VEZ QUE ELE É CHAMADO À TORNA-SE FOCO ARDENTE, FONTE DE LUZ E CALOR. A GENEROSIDADE DE SEUS SENTIMENTOS E OS NOVOS CONHECIMENTOS DEVERÁ LEVÁ-LO A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO IDEAL.
EM SEU...
tracking img